terça-feira, 6 de abril de 2021

Mensagens de apoio e carinho

 

Diante da dedicatória do meu 51º livro que fiz ao ilustre conterrâneo Joaquim Moreira da Costa, que foi importante político de Uiraúna, Paraíba, tendo exercido o cargo de prefeito do município, recebi diversas mensagens de apoio e agradecimento à minha mensagem de reconhecimento ao legado dessa admirável figura histórica, conforme os textos a seguir, cujos nomes dos autores são antecedidos delas, vindo em seguida a minha resposta.

Doutor Martinho Costa (filho do homenageado): "Antes de tudo quero agradecê-lo por essa iniciativa e espírito justo de reconhecimento do trabalho de meu pai como homem público! Ele foi vereador e Prefeito da nossa terra com muito trabalho e amor por Uiraúna! O texto está muito bem escrito e descreve a verdade dos fatos! Deus é grande e através de você escritor apareceu para homenagear Joaquim Moreira da Costa, Mói de Ferro, o homem do povo! Adalmir fiquei muito feliz por sua homenagem, agradeço em nome da família o seu gesto! Enfim, suas palavras escritas com excelência me emocionaram e ao tempo me indicou que existe gente justa e que reconhece a grandeza de quem fez um bom mandato como vereador e excelente gestão quando prefeito! Muito obrigado! (...)".

Minha resposta: Fico bastante honrado com as palavras sinceras do doutor Martinho, em agradecimento à homenagem que presto ao querido pai dele, por eu sentir que ele realmente merece ser reconhecido por seu trabalho de homem público valoroso para o povo de Uiraúna.

Sinto-me muito feliz em compreender que o texto guardou bela identidade com o perfil do homenageado, ao mostrar a real grandeza de homem público com a autenticidade do próprio povo.

Aproveito o ensejo para parabenizá-lo, com extensão aos descendentes do sempre querido Joaquim Costa, que foi pessoa muito amada por todos aqueles que o conheceram.

Enfim, o homenageado é pessoa digna da minha eterna admiração, por seu legado de homem público exemplar.

Muito obrigado.

Bernadete Gonçalves: “Parabéns amigo pela linda homenagem e merecida ao nosso inesquecível Joaquim Costa!! Muito obrigada por vc escrever esses textos que está me fazendo lembrar da minha infância. Joaquim Costa conhecido por moi de ferro, foi um homem simples , gente da gente, grande amigo do meu pai, qdo ele foi prefeito deu emprego de mestre de obras pra ele, me recordo bem eu era criança nesse tempo, ele vinha pra minha casa conversar com papai tomar um café e as vezes unas pingas. Naquela época nasceu minha irmã Eliane (im memória) meus pais tomaram seu Joaquim e dona Noêmia por padrinhos de batismo, eles tinham muita amizade e consideração um com o outro que Deus os tenham. Joaquim Costa foi grande gestor e deixou sua marca registrada na nossa querida cidade Uiraúna PB. Saudades eternas.”.

Minha resposta: Muito obrigado tanto por seu carinho ao meu texto, que o fiz com muito amor por pessoa realmente especial e merecedora da admiração e do aplauso de seus conterrâneos, como pela sua história que confirma a bondade inata do meu homenageado.  

Magnalda Gonçalves (filha do homenageado): “Muitooo obrigada Sr. Antonio Adalmir Fernandes, pela homenagem ao meu pai. Fiquei muito emocionada. Meu pai era um homem simples e amava os mais humildes. Homem digno, honesto e de um coração lindo. Justa homenagem. A família Costa agradece ao senhor!”.

Magna Cristina Costa (filha do homenageado): “Eu, Magna Cristina da Costa, agradeço de coração ao Sr. Antonio Adalmir Fernandes, pela belíssima e merecida homenagem a esse homem tão íntegro, humilde, simples e honesto (meu pai eterno Joaquim Moreira da Costa) Um homem que amava demais sua cidade natal, que amava seus conterrâneos e que fez tanto pelo o Uiraúna. Tenho muito orgulho da história do meu pai. Muito obrigada!”.

          Minha resposta: Queridas amigas Magnalda e Magna, posso imaginar o quanto é maravilhoso o sentimento de regozijo que domina os corações de vocês, diante de palavras que procurei ditar no meu texto para identificar o mais proximamente possível a imagem e a personalidade desse grande uiraunense, que teve o carisma de conquistar o carinho e o amor de seus contemporâneos, com a sua simplicidade ímpar, sendo ele muitíssimo merecedor do reconhecimento e da gratidão do povo de Uiraúna, exatamente pelos excelentes exemplos de atitudes benfazejas que emanavam dele, em forma prestimosa de apenas praticar o bem ao povo, de maneira especial ao seu jeitão de ser bonachão, de homem que se confundia com as pessoas simples e de coração puro e cheio de amor para oferecer às pessoas.

Confesso a vocês que meus olhos se encheram de lágrimas quando coloque o ponto final e tanto me emocionei que imediatamente entrei em contato com um dos meus irmãos e lhe disse que acabara de concluir um texto especial (e expliquei) e tinha ficado emocionado, por ter recebido a graça divina para escrever importante mensagem em homenagem a Joaquim Costa.

Ele foi a primeira pessoa a me parabenizar por meu singelo gesto de carinho ao pai de vocês, que meu coração pedia que eu fizesse exatamente isso que fiz e me sinto muito feliz em saber que o texto, sem falsa modéstia, tem sim a expressão e a marca, evidentemente em síntese, de pessoa vibrante, autêntica e modelo de muito otimismo, e que soube honrar com muita garra as relevantes atribuições sob a sua incumbência, na qualidade de homem público consciente das suas responsabilidades como gestor do dinheiro público.

Meu sentimento de alegria e satisfação se associa, com muito prazer, ao de vocês, neste momento especial, queridas e nobres conterrâneas Magna e Magnalda e, de resto, das demais pessoas da descendência do homenageado, com muita honra por mim.

Recebam o meu afetuoso beijo nos seus corações.

Magda Cristina da Costa: “Obrigada pelo carinho para com o meu pai, Joaquim Moreira da Costa.”.

Magnalda Gonçalves: “Muito obrigada pelas palavras de carinho para com o meu pai, gratidão!”.

Graças Cordeiro (filha do homenageado): ”Quero agradecer com todo carinho ao Sr. Antonio Adalmir Fernandes, pela justa e belíssima homenagem feita ao meu querido e eterno pai ‘Joaquim Moreira da Costa’ conhecido tbm por um apelido carinhoso "moi de ferro"! Fui criada dentro de um convívio de muita simplicidade, humildade, honestidade e principalmente de uma felicidade infinita Meu pai foi um homem como vc falou homem do povão pois tinha essa qualidade natural de ajudar as pessoas mais carentes! Tenho muito orgulho de ser sua filha pois aprendi e pq não dizer herdei muitas qualidades suas! Gratidão é a palavra-chave por tudo que vc escreveu em homenagem ao meu querido e inesquecível pai! Deus continue abençoando vc e toda sua família. Um abraço de reconhecimento de Maria das Graças Costa Cordeiro”.

Minha resposta: Se a senhora me permite, as mesmas palavras que eu disse acima, para as suas queridas irmãs Magna e Magnalda, eu lhe redigo e repito que o meu coração foi invadido pela mesma felicidade que tomou conta dos seus corações, diante de se deparar com mensagem que é puro afago à grandeza de pessoa que foi da maior dignidade, tanto para ele e sua família como para o povo, que foi tão respeitado e acolhido pelo coração generoso dele.

Muito obrigado por seu carinho.

Beijo no seu coração.

Gervásio Gonçalves Fernandes da Silva Gege: “Meus parabéns Antonio Fernandes, pela história escrita em homenagem à esse homem honesto e humilde e grande gestor que marcou em Uiraúna na sua trajetória esse sim Joaquim Moreira da Costa, foi em fim lembrado pela belíssima história...”.

Minha resposta: Muito obrigado por seu gesto de carinho e apoio ao meu texto.  

J Rafael Fernandes: “Tive o prazer de conhecer, quando eu ainda era criança, o ‘MÓI DE FERRO’. O primo Antonio Adalmir Fernandes o descreve com maestria e presta uma justa homenagem, além de fazer um enorme resgate da história da nossa querida terrinha Uiraúna/PB.”.

Minha resposta: Muito obrigado pelo carinho ao meu texto.

Gracinha Henrique: “Parabéns pelo texto! Adoro ler seus textos referentes a história do povo de Uiraúna! Parabéns pela homenagem merecida ao grande homem público de Uiraúna Joaquim Costa que muito fez pela nossa terra.”.

Minha resposta: Fico sempre muito honrado com o seu apoio aos meus textos.

Agradeço o seu estímulo ao que escrevo.  

Gerlanda Maciel: “Parabéns meu conterrâneo e amigo, Antonio Adalmir Fernandes. Homenagem merecida. Resgatando á história política da nossa terrinha.”.

Minha resposta: É grande honra para mim ser seu amigo.

Agradeço por seu carinho.

          Dionísio Veloso: “Joaquim Costa, mói de ferro, o Prefeito que a classe menos favorecida, dava o maior valor! Uma homenagem merecida, porque tanto ele como Antônio Aquino, muito fizeram pela população de Uiraúna! Naquele tempo era bom porque o povo escolhia o Prefeito, não pelo partido, mas pela pessoa!”.

Minha resposta: São verdadeiras as suas palavras.  

Fico muito honrado e feliz pelas manifestações afetuosas de carinho, reconhecimento e agradecimento ao texto que, enfim, sintetiza a minha gratidão ao nobre uiraunense Joaquim Moreira da Costa, que foi operoso trabalhador em benefício de seus conterrâneos e merecia ser homenageado justamente por mim, que sentia no coração a grandeza de pessoa não muito lembrada pelas gerações que tanto deve ao seu trabalho de excelente administrador público, que se empenhou em tudo para fazer o melhor para o seu povo.

Mais uma vez, não custa insistir, tenho sido ardoroso defensor da valorização dos princípios culturais do povo de Uiraúna e uma de muitas ideias minhas é a criação de local em praça pública destinado à colocação de bustos das personalidades importantes e marcantes da cidade, que prestaram excelentes contribuições ao seu desenvolvimento, tendo como propósito mostrar a exuberância e o amor das pessoas que ajudaram, com o seu profícuo trabalho, a construir a grandeza de Uiraúna.

Espero que o apelo às minhas ideias chegue ao conhecimento do poder público, em especial, da prefeitura e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, para que esse importante sentimento possa despertar a consciência cívica e cultural de autoridades públicas, quanto à valorização das obras de esforçados e abnegados personalidades uiraunenses, porque o seu legado serve de valiosos exemplos para esta e futuras gerações.

Muito obrigado.

Brasília, em 6 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário