terça-feira, 27 de junho de 2023

Cinquenta anos depois...

 

Li, na página do grupo de amigos da Escola de Especialistas de Aeronáutica, mensagem que tinha o seguinte introito: “Amigos, como hoje foi cogitado a comemoração dos 50 anos de formatura em 2024, para Manaus, Fortaleza, João Pessoa…”.

Diante disso, eu me lembrei de texto que escrevi há pouco tempo, no qual eu disse algo sobre o que realmente eu sinto sobre o comemorar dos 50 anos gloriosos da nossa formatura, porque assim nos orgulhamos e os festejos sejam realmente alusivos à sua completude inerente à merecida comemoração.

Na ocasião, eu disse que tenho o sentimento que era de gratidão à querida Escola de Especialistas de Aeronáutica, como tem sido sempre assim demonstrado por mim.

A razão maior e a beleza de se comemorar os cinquenta anos acresce de importância se isso for realizado e acontecer no berço dos especialistas, onde nós construímos o arcabouço e as estruturas das nossas vidas, que foram consolidados ao longo das nossas trajetórias como dedicados artífices de suas profissões, até os dias atuais.

É importante se comemorar efeméride tão memorável exatamente tendo a oportunidade da visitação aos locais sagrados, como o alojamento, o rancho, a capela, as salas de aula, os galpões, o cinema, a praça das lavadeiras de roupa, a lagoa do brigadeiro, o hospital, o clube, as praças dos esportes e tudo o mais por onde nós passamos e vivenciamos como guerreiros alunos, bravos e vitoriosos, em que todo dia - aqui usado como esforço de expressão - nós tínhamos a obrigação de matar um leão e ainda deixar outro amarrado para morrer no dia seguinte.

Acredito que, em se tratando de evento especial em nossas vidas, de cinquenta anos de formatura, deve haver senão compreensão e boa vontade por parte de nós todos, se realmente houver festa de comemoração nesse sentido, mas que ela se realize naquela amada Escola, como forma de carinho e gratidão.

O bom senso, segundo penso, aconselha que pensemos melhor sobre a exata importância da comemoração em si, senão na precisa motivação dos festejos, que são para se relembrar fatos históricos e se proporcionarem a reunião da mais expressiva quantidade de amigos da mesma turma, mas que sejam exatamente no campo onde aconteceram as piores e saudáveis batalhas, onde todos, felizmente, sagraram-se vitoriosos e felizes para sempre.

É com o sentimento de recordação mais que memorável que penso assim, porque parece muito justo que se pense com o espírito de pura gratidão, posto que quero me ver neste momento com um pouca do que fui no glorioso passado, tendo a oportunidade da verdadeira volta aos meus momentos de aluno, me sentindo no corre-corre da sempre incansável luta das tarefas escolares.

É exatamente assim que eu me pronuncio, absolutamente consciente do que sinto, na atualidade, querendo mesmo participar das comemorações dos cinquenta anos de nossa turma, mas sim de forma real e efetiva, como penso.

Caso contrário, tudo bem, também…

Brasília, em 27 de junho de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário