sexta-feira, 16 de junho de 2023

Veículo sem motorista

Conforme vídeo que circula na internet, uma pessoa mostra situação bastante inusitada, em que ela solicita carro da Uber, em Nova York, e eis que aparece à sua disposição veículo carro sem motorista.

Ela filma tudo, desde a sua entrada no carro até o fim da corrida, e descreve o roteiro e a chegada no destino, que começa com a indicação do percurso em aparelho apropriado e a passageira chega tranquilamente ao destino dela.

No desembarque, ainda sob efeito da viagem em carro guiado por controle remoto, a passageira pergunta quem teria coragem de usar Uber sem motorista?

Com absoluta sinceridade, eu jamais teria coragem de usar veículo tão revolucionário quanto moderno e avançado como esse mostrado no vídeo, ainda mais em cidade de grandioso tráfico de veículos, como a metrópole de Nova York,  salvo se fosse em uma cidadezinha do interior da Paraíba e com a certeza de que lá só trafegassem carroças.

O certo é que a evolução da humanidade se encaminha para o surgimento de extraordinários equipamentos e instrumentos em benefício da convivência humana, para modernizar e agilizar os mecanismos a serviço do homem.

Restarão dúvidas se essa revolução da modernidade não tornará a vida humana muito monótona, quando tudo praticamente passará a funcionar sob o domínio da inteligência artificial, programável por meio de códigos e comandos digitais?

A verdade é que a inteligência humana pode estar contribuindo para tornar o homem inútil e preguiçoso, uma vez que tudo poderá ser feito mecanicamente, sem muito esforço demandado por ele.

O perigo que se vislumbra é a inteligência humana se tornar capaz de gerar seu clone, em laboratório, sem a necessidade da participação do homem e da mulher e isso parece que está muito próximo, conforme os avanços da ciência e da tecnologia.

Valha-nos e socorra-nos, meu deus da inteligência!

            Brasília, em 16 de junho de 2023 

Nenhum comentário:

Postar um comentário