terça-feira, 20 de junho de 2023

Testas juninas!

 

Já estamos em plena animação dos festejos próprios do mês de junho, sob a influência dos poderosos Santo Antônio, São João e São Pedro, que recebem carinhosas homenagens e ganham festas em todo país, de Norte a Sul, em forma de entusiasmados arraiais.

Embora todos os santos sejam muito queridos, a festa mais empolgante é mesmo a de são-joão, quando crianças e adultos se vestem de roupas caipiras e caem na folia das danças de quadrilha, pulam a fogueira, participam do casamento na roça, pescam brindes surpresas e se empanturram de deliciosas comidas próprias da época, com destaque para as gostosuras feitas à base do milho, como a canjica, o curau, a pamonha, o milho assado, o bolo, a pipoca, além de cachorros-quentes, churrasquinhos, pés de moleque e tantas outras delícias irresistíveis.

Há que se notar que as festas juninas são as comemorações mais vivas e animadas do Nordeste, com destaque para as que são realizadas em Campina Grande, Paraíba, e Caruaru, Pernambuco, que atraem multidões de todo país e do exterior.

Não obstante, os festejos juninos são marcantes em todas as cidades do interior, que se engalam com os arranjos próprios da época para os festejos juninos, em animados acontecimentos que ficam marcados para sempre na memória, principalmente com relação ao som das músicas célebres e inesquecíveis, como essa transcrita a seguir.

Olha pro céu, meu amor.

Vê como ele está lindo.

Olha pra aquele balão multicor.

Como no céu vai sumindo.

Olha pro céu, meu amor.

Vê como ele está lindo.

Olha pra aquele balão multicor.

Como no céu vai sumindo.

Foi numa noite igual a esta que tu me deste o coração.

O céu estava assim em festa, porque era noite de São João.

Havia balões no ar, xote, baião no salão.

E no terreiro o teu olhar,

Que incendiou meu coração.”.

Como não se encantar com os hinos tão simbólicos e marcantes como esse do são-joão, que se eternizam no tempo, deixando em nós muita saudade de passado glorioso de amores e sonhos que essa época proporciona de pura felicidade e lembranças dos bons momentos vividos?

Salve os queridos Santo Antônio, São João e São Pedro, por servirem de inspiração para a realização de festejos que propiciam a construção de sonhos e a efetivação da felicidade nos corações das pessoas.  

Brasília, em 20 de junho de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário