quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Falta de sentimento humanitário

A esposa do presidente da República petista foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC), que consiste na ruptura da parede da artéria, com ocorrência de hemorragia, e se encontra internada em hospital, em estado estável, porém em situação delicada, conforme esclarecem os boletins médicos.
O AVC, conforme a sua gravidade, é doença que pode matar ou deixar sequelas sérias, entre elas o prejuízo ao funcionamento de funções como a coordenação motora ou a cognição.
A ex-primeira-dama sofreu AVC hemorrágico, em decorrência da ruptura de aneurisma, que é a malformação em vaso sanguíneo passível de rompimento depois de pico na pressão arterial.
Conforme o manual médico, esse tipo de acidente provoca sangramento entre o cérebro e a aracnóide, que é uma das três membranas que compõem as meninges (responsáveis pelo revestimento e proteção do sistema nervoso central).
Em termos médicos, o caso em referência é dos mais sérios, porque, segundo um neurologista, “Cerca de 10% dos pacientes morrem antes de chegar ao hospital. E outros 30% não sobrevivem, apesar do tratamento”.
A paciente sabia que era portadora de aneurisma havia dez anos e tinha recebido a recomendação médica de acompanhar sua evolução e adotar hábitos saudáveis para controlar a hipertensão.
Segundo os critérios médicos, aneurismas com menos de 7 milímetros devem apenas ser monitorados, mas, no caso de crescimento, a partir desse tamanho, pode ser preciso tratá-los.
Um neurologista disse que os “Sintomas dessa hemorragia não são simples de reconhecer. O mais importante, e mais comum, é a dor de cabeça explosiva, de início súbito, que o paciente descreve como a pior dor que já teve. Pode estar associada a vômitos e sonolência, confusão e até coma”.
O último boletim médico informa que a saúde da ex-primeira-dama se agravou ainda mais, a ponto de os médicos decidiram colocá-la novamente no coma induzido. O quadro todo piorou. O cérebro apresenta inchaço e a circulação sanguínea no órgão está ruim. Ela sofreu anisocoria, que é caracterizada pelo tamanho desigual das pupilas, fato que indica que região importante do tronco cerebral pode estar sofrendo com hemorragia.
Diante da doença da esposa do ex-presidente, muitas pessoas têm se manifestado na mídia e, ao sentir dos comentários nada sensatos sobre a saúde dela, seria importante que as notícias sobre ela somente fossem prestadas em caso de efetivas melhoras, para se evitar que as pessoas sem escrúpulo fiquem opinando de forma negativa e nada construtiva, em se tratando de vida humana que precisa ser tratada com respeito.
É bastante desagradável que as pessoas fiquem externando opinião desumana em momento muito delicado e difícil, que exige senão a nossa compreensão e o nosso respeito com um ser humano.
          Seria importante que as pessoas que têm malignidade no coração não se manifestassem transmitindo a sua dureza sobre situação tão delicada, que exige compreensão do verdadeiro ser humano, que tem coração.
Os brasileiros precisam se conscientizar de que ideologia não pode se confundir, em hipótese alguma, com sentimentos, porque eles são assuntos distintos, cujos reflexos devem ser considerados igualmente de forma diferenciada.
É evidente que ideologia não se discute e a segue quem quiser, à maneira que melhor se adequar às suas conveniências, conforme o seu pensamento e de acordo com as suas convicções, sem que isso tenha nada a ver com os sentimentos pessoais, que que precisam ser vinculados ao respeito à dignidade inerente ao ser humano, no que diz respeito aos valores construtivos.
Neste momento de muitas dificuldades para a ex-primeira-dama e sua família, nossos corações se voltam para Deus rogando para que a sua bênção esteja junto a elas, espargindo os melhores fluidos para a recuperação dela, embora se sabe, à vista das explicações médicas, que a situação dela é gravíssima.  
Como ser humano, é preciso compreender a dimensão da dor de quem se encontra envolvido em situação tão grave, que até pode complicar ainda mais diante das mentes malignas e perversas, que somente contribuem para prejudicar às próprias pessoas que instilam maldade na mídia, por haver demonstração de sentimentos contrários à construção do bem e do amor, e é diante disso que é importante se elevar os pensamentos aos autos, com os melhores augúrios para que a ex-primeira-dama seja abençoada com as graças divinas.
ANTONIO ADALMIR FERNANDES

Brasília, em 02 de fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário