sábado, 7 de dezembro de 2019

O herói de Uiraúna/PB


Diante da importância histórica do referido documento, vários uiraunenses se manifestaram em apoio ao meu trabalho literário, com destaque para a valiosa análise da lavra  do emérito professor Xavier Fernandes, ao qual rendo minha homenagem e meus aplausos, por tão lúcidas e pertinentes ponderações, que merecem ser transcritas a seguir, em razão de o seu texto não ter sido publicado em outros espaços onde minhas crônicas são normalmente postadas, motivo pelo qual acho importante a sua integral transcrição, em benefício da maior oportunidade de conhecimento sobe opinião tão valiosa para os interesses de nossos conterrâneos.
O ilustrado mestre Xavier Fernandes se posicionou nestes termos: “Excelente esse resgate! O Ilustre Adalmir, Expõe ai o primeiro documento que podemos até de chamá-lo de Registro de Nascimento da Nova cidade: Uiraúna. Esse panfleto, demonstra claramente os laços de afetividade entre o Doutor Osvaldo Bezerra Cascudo e a nossa querida Uiraúna. Foi aí onde tudo começou, O Dr. Cascudo, vindo de outras terras pra Uiraúna iniciou um caso de amor e paixão. , foi um monstro na luta pela emancipação política, . Ele foi o missionário, foi o apóstolo, o filho por adoção que se entregou pela edificação da sua nova terra, o Dr. foi pra nós assim com O Padre ANCHIETA foi para o Brasil...cumprindo esplendidamente aquilo a que pleiteava, foi uma luta incansável porque além de todas as dificuldades da época, existia uma resistência contrária, uma oposição fortíssima a partir do maior líder da região que tinha enorme prestígio político e muita força para barrar e interromper essa proeza. Era Major Jacob Guilherme Frantz. Chefe político mandatário de Antenor Navarro, a cidade a que pertencia o domínio político de Uiraúna. O Dr. Cascudo também tinha ao seu lado grandes aliados correligionários e uma parte expressiva da população Uiraunense que sonhava com essa independência. À àquelas alturas Uiraúna já começava a se desenvolver, sua gente inteligente já havia acordado para esse advento, Dr. Cascudo um líder incontestável que conquistou como médico pioneiro e também com a simpatia de um verdadeiro líder população Uiraunense. . lutou decisivamente para que se realizasse o sonho da emancipação, essa história até a conclusão da Vitória, teve muitos capítulos que enaltece e dignifica a coroação da Vitória. Uiraúna deve muito ao Doutor Cascudo . um líder, um batalhador, um herói...É um história longa de um final feliz e o texto do Nosso caríssimo Adalmir, abre com certeza esse importante resgate da nossa história. Que é muito bom que a nossa juventude tenha acesso e conhecimento aos detalhes primorosos dessa história que é nossa. Um forte abraço...”.
Gostaria muito de dizer ao catedrático escritor Xavier Fernandes que a sua análise é superperfeita, ao assinalar que realmente o doutor Osvaldo Cascudo foi o incansável líder que conseguiu, com denodo e fibra, transformar pequena e ainda principiante vila em cidade autônoma, depois de intensa batalha travada contra os poderosos opositores declarados contra a independência de Uiraúna.
Quando se fala em liderança, há se considerar um conjunto de homens públicos por traz do líder, dispostos a lutarem com o mesmo objetivo, mas, por certo, não fosse a bravura desse pequeno grande homem, de nada teria adiantado o empenho dos demais, ante a força daqueles que estavam lutando em sentido contrário, sob a liderança do poderoso galego conhecido como Major Jacob, uma das maiores lideranças opositoras com sede exatamente na então cidade de Antenor Navarro, a quem a vila de Uiraúna se vinculava, em termos administrativos, financeiros e políticos.
É preciso sim glorificar às alturas o nome, sobretudo, desse herói de Uiraúna como se filho dela fosse, porque ninguém, em momento algum, demonstrou tanto amor a essa cidade como ele, que deu o próprio sangue para conseguir a vitória na guerra declarada contra os interesses da nossa querida cidade.
Agora, embora não sendo procurador desse grande herói uiraunense, percebo, salvo melhor juízo, porque não tenho maiores elementos probantes, não existir absolutamente nada em Uiraúna que faça menção em homenagem ao herói da independência, como natural que se torna quando alguém luta e vence em nome de uma causa que considera justa e sem a qual certamente não seria possível, ou seja, não fosse a tenacidade e capacidade de convencimento de doutor Osvaldo Cascudo, possivelmente a vila de Uiraúna permanecesse ainda por bom tempo para conseguir a sua independência, motivo pelo qual esse homem precisa ganhar as merecidas homenagens como herói, a exemplo do que aconteceu com tantos outros que se destacaram Brasil afora, por seus atos de bravura.   
Como filho de Uiraúna, que tanto venho defendendo os valores cultural e social da cidade, como prova inquestionável de meu amor à terra onde nasci, entendo que já passou do momento de haver movimento da sociedade no sentido do reconhecimento oficial do doutor Osvaldo Bezerra Cascudo como lídimo herói da cidade, em razão da sua maior e expressiva obra pertinente à conquista da independência de Uiraúna, por se tratar de realização da mais sublime importância para um povo.
É preciso ponderar, em forma de mera justificativa, que se trata de medida da maior importância, sem implicar absolutamente em qualquer custo para os cofres públicos, exigindo tão somente a manifestação favorável dos filhos de Uiraúna e o desejo e a boa vontade dos homens públicos com competência para a iniciativa e a aprovação de medida nesse sentido, por ser mero ato político-administrativo da mais justa forma de reconhecimento e gratidão ao nosso verdadeiro segundo herói, porque o primeiro, sem margem de dúvida, tem a primazia do benemérito padre José de França, que fez, em gesto de muito amor à causa que achou justa, a doação das terras onde foi edificada o que é hoje a mais querida cidade do Brasil: Uiraúna.
          Brasília, em 7 de dezembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário