terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Documento histórico


O documento abaixo foi um folheto distribuído ao povo de Uiraúna,  por meio de pequeno avião, exatamente no dia 2 de dezembro de 1953, demonstrando todo o entusiasmo do grande herói que lutou com afinco e bravura para a independência de Uiraúna, o doutor Osvaldo Bezerra Cascudo.
O referido documento histórico mostra a satisfação e o ufanismo de quem lutou, por anos a fio, se empenhou com todas as forças e, finalmente, virou verdadeiro herói dos uiraunenses, que se uniram a ele, sempre na esperança da desvinculação da vila de Uiraúna do então município de Antenor Navarro.
Confesso a minha enorme alegria de ter ganho, com as graças divinas, o prêmio grande, somente atribuído a poucas criaturas privilegiadas, em ter conseguido resgatar essa relíquia histórica, que se trata de preciosidade de folheto distribuído precisamente no mesmo dia da declaração de emancipação político-administrativa da querida Uiraúna.
Em outras palavras, sinto-me privilegiado de puder levar ao conhecimento dos amados conterrâneos documento de extraordinário valor histórico, porque muitos poucos nunca o viram e sequer ouviram falar que ele estivesse existido como documento extraoficial que dá notícia sobre o momento mais importante da história político-administrativo de Uiraúna: a sua transformação de vila para município.
Trata-se de documento escrito de próprio punho pelo principal mentor  e defensor da independência de Uiraúna, conforme fica muito claro nas suas palavras, in verbis: “Tenho grande prazer de vos trazer a mais alvissareira de todas as notícias. A vossa e a minha querida UIRAÚNA não é mais escrava. A Assembleia, por sua maioria atendeu o nosso apelo, os nossos justos reclamos. UIRAÚNA é liberta. (...) Terminou a minha luta de 14 anos. Desde que aqui cheguei, jurei que jamais recuaria na nobre batalha da vossa liberdade! Com vitórias ou derrotas, continuaria pelejando até a vitória final.”.
Nesta data muito representativa para o povo de Uiraúna, é com muita justiça que, a par das devidas e merecidas comemorações, sejam louvados, em agradecimentos efusivos, os heróis que foram capazes de conseguir feito memorável e da maior importância para essa cidade, que recebeu a carta de alforria, com poderes para traçar os destinos do seu povo, sob as luzes e bênçãos celestiais de Jesus, Maria e José, sempre de braços abertos em proteção dos uiraunenses.
Salve os heróis da independência de Uiraúna, com a indiscutível liderança do mais nobre deles, o doutor Osvaldo Bezerra Cascudo, incansável e resoluto na defesa da causa que ele elegeu para lutar até o final glorioso.
Brasília, em 2 de dezembro de 2019






           

Nenhum comentário:

Postar um comentário