terça-feira, 4 de janeiro de 2022

A decisão de escrever

 

Acolhendo sugestão formulada por mim, uma distinta seguidora dos meus textos resolveu que ia passar a escrever, tendo me destinado a mensagem a seguir.

A Gratidão à Deus em primeiro lugar. Amem! depois meus amigos virtuais que curtem e comentam minhas postagens. Caro amigo escritor e conterrâneo Antonio Adalmir Fernandes. Obg pela sua amizade e gentileza de fazer comentários com elogios nas minhas mensagens, pedindo pra eu fazer textos. Não sou escritora amigo, mas vou atender seu pedido escrevendo receita de bolos ou outros assuntos. Escrevo o que sai da minha mente, desde ‘mocinha’ como diz o ditado, gostava de escrever carta para o namorado qdo arranjava, kkkkk. Naquela época agente correspondia através de cartas, eu tinha uma amiga que morava na rua da cadeia minha vizinha, ela mandava eu responder as cartas do namorado dela, pq a msm não sabia escrever, ele mandava unas cartas lindas e românticas. O senhor tem um coração bom e amável, tenho muito respeito e admiração pela sua pessoa. A nossa vida é um livro aberto!!.Quando chegamos a este mundo recebemos um livro, algumas páginas escritas, outras incompletas, para completarmos e as que estão em branco para preenchermos Nele muitas páginas amassadas, rasgadas, destruídas, mas o livro foi nos dado na confiança de que termos capacidade, mesmo com todos estes defeitos, reconstruí-lo e escrever uma estória linda e servir de exemplo para quem não está tendo forças para escrevê-lo. Boa noite amigos, jesus abençoe todos. Amém!”.

Em resposta às amáveis e carinhosas palavras, eu disse que a alegria invadia o meu coração, em saber que sou seu "padrinho" como incentivador da sua disposição para abraçar uma das mais lindas artes que Deus criou para o homem, que é a de construir textos literários, escrever poesias, romances, crônicas, contos, enfim, as histórias e os fatos que povoam os maravilhosos livros que abastecem as livrarias do mundo, sempre contribuindo para a felicidade e o entretenimento do homem.

Confesso à senhora que tenho indescritível admiração por escritor, em se imaginar como ele consegue tudo escrever sempre bem certinho e concatenando o seu trabalho literário, que, invariavelmente, resulta em admirável e elogiável obra artística.

Devo esclarecer, a propósito, que esse sentimento que nutro em mim não tem absolutamente nada com a minha pessoa, com o que escrevo, porque os meus alfarrábios são tão simplórios que qualquer letrado consegue escrevê-los, sem a menor dificuldade e tanto isso é verdade que, se fosse para valer mesmo, com o rigor literário, jamais eu teria escrito tantos livros, já totalizado a fantástica marca de 56 já publicados eu que estou acabando de concluir, todos com 288 páginas, cada.

Eu me refiro mesmo é ao verdadeiro escritor profissional, que tem a marca genial de, por exemplo, Jorge Amado, que escreveu dezenas de livros contando romances belos e interessantes, com narrativas de histórias do seu povo da Bahia.

A propósito, eu já tive a alegria e a honra de ser chamado de “menino de engenho” que se transformou em “Jorge Amado”, evidentemente que não foi pelo talento dele, mas sim pelo tanto que tenho escrito, com indiscutível facilidade.

Quero admirar seus textos e ter o prazer de elogiá-los, porque a senhora tem muita sensibilidade, versatilidade e responsabilidade no que escreve, sabendo muito bem desenvolver ideias, teorias e argumentos interessantes, que certamente vão ser do agrado de seus seguidores.

Não se prenda ao rigorismo gramatical, salvo se a senhora tiver por propósito obter lucro com os seus textos, diante da exigência dos eleitores mais voltados para o gosto do erudito.

Acredito que a sua vontade de escrever seja mais para extravasar a sua veia artística, para apenas ingressar no mundo da literatura, para discutir e  analisar fatos e histórias, além de transmitir conhecimentos sobre artes profissionais, experiências de vida e outras matérias que entender oportunas e úteis à sociedade.

Se quiser, na dúvida, sempre consulte o dicionário, o Google, discuta com alguém que tem mais experiência no assunto abordado e assim por diante, exatamente porque ninguém consegue saber tudo nem dominar todos os assuntos.

Digo isso, apenas como sugestão, sabendo que a senhora vai escrever seus textos logo dando lição de competência e mostrando o tantão do tempo que já foi perdido em somente começar agora a elaborar suas interessantes mensagens, quando a sua experiência já poderia ter servido para iluminar os nossos conhecimentos, há bastante tempo.

Que Deus abençoe e ilumine intensamente o seu talento literário.

Amém!

Muito obrigado.  

Brasília, em 23 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário