terça-feira, 4 de janeiro de 2022

A fotografia fake news

 

Foi publicado vídeo, no WhatsApp, onde mostrava uma formosa porca, deitada, amamentando grande quantidade de lindos porquinhos, encimada de texto que esclarecia que se tratava de fotografia que representava a minha amada Brasília.

À primeira vista, eu tive a ideia de dizer que moro em Brasília, há mais de cinquenta anos e a conheço todos seus maravilhosos lugares, muito provavelmente melhor do que muita gente.

Posso garantir que essa foto é fale news, porque ela não condiz nem um pouco com a realidade do povo honrado e digno da capital federal.

Nenhum lugar de Brasília se encaixa no perfil dessa fato, salvo se ela foi tirada em lugar que é a casa do povo, o chamado Congresso Nacional, onde trabalham exatos 594 parlamentares, sendo que apenas 11 são de Brasília e o restante, no total de 583, veio dos estados da federação, que foram eleitos precisamente pelos brasileiros que votam neles e os mandaram para Brasília, com o propósito de representá-los.

Com certeza, se alguém disse que a foto é de Brasília, eu tenha muita autoridade, no bom sentido, para afirmar que houve enorme engano e até exagero nessa inaceitável designação, porquanto prefiro afirmar que o autor da informação estava plenamente mal-intencionado, uma vez que a generalização não se aplica à capital federal, mas quiçá, com algum esforço, ao Congresso Nacional.

Espero que o autor dessa obra de arte olhe, detida e atentamente, para a imagem da fotografia e possa identificar facilmente o parlamentar eleito com o votou dele, na pessoa de um daqueles lindos porquinhos.

Brasília, em 22 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário