sábado, 1 de janeiro de 2022

Feliz Ano Novo!

 

Quantas alegrias proporcionadas pelas comemorações das festas de fim de ano, a começar pelo Natal, que anuncia o nascimento do sagrado Filho de Deus, que é motivo maior para a reunião das famílias, em festejos de alegria e felicidade, vindo logo em seguida a passagem de ano e aqui é exatamente onde se renascem as esperanças para o surgimento de novos compromissos e ideias auspiciosos de importantes desejos de conquistas.

          É muito comum a repetição das promessas de todo começo de ano, em que logo vêm à mente as melhores ideias projetadas para serem executadas no curso de seus dias, como forma afirmativa de mudanças no estilo de vida para melhor, que bem merece nova roupagem e novos hábitos, mediante atitudes e metas que possam contribuir para o verdadeiro usufruto das benesses que o mundo propicia ao homem.

Com certeza, é preciso, para tanto, que sejam valorizadas as experiências hauridas não somente durante o ano velho, mas também em toda vida, para o fim de transportá-las cuidadosamente para o ano recém-nascido, como importante troféu para novas experiências de vida, porque a sua riqueza reside exatamente na possibilidade de revivê-las com a satisfação dos bons e novos momentos.

O balanço que se pode fazer sobre o enriquecimento da vida, em especial, no ano findado, precisa ser aproveitado e contabilizado como verdadeiro lucro dos investimentos realizados no ano velho, que se traduzem em recompensa conforme a satisfação dos dividendos colhidos especialmente com o convívio com a família, os amigos e a sociedade, ante a sua importância no contexto do relacionamento social inerente à vida.

Convém que os bons ensinamentos sejam entesourados, para servirem como instrumento útil à conquista de novos benefícios à vida, no caminhar das trilhas ainda incertas do ano recém-nascido, que, como de costume, se apresenta com os ares de bons fluidos, cheios de esperanças e anunciando somente o protagonismo de maravilhosos presságios, porque é sempre assim com o limiar de todos os anos, em que os sentimentos ávidos só conseguem projetar o melhor dos mundos para todos, exatamente em harmonia com a renovação conjunta com a passagem de ano.

Aqui, neste ponto, convém que seja preciso o desprezo, o mais depressa possível, dos inevitáveis contratempos registrados no saudoso ano velho, sem se esquecer que os resultados negativos também fazem parte da vida e que, de certa forma, apesar dos pesares, eles também têm importante parcela de contribuição na nossa vida, porque já diz o ditado popular que é no erro que se consegue tirar grandes lições para a continuidade da vida.   

          Enfim, quem nunca disse que, no próximo ano, irá se esforçar no capricho de novas conquistas, em especial daquelas que somente proporcionam as maiores felicidade e alegria de viver, a exemplo do regime, em que praticamente há a preocupação com a saúde e a dieta para o emagrecimento, que é ideia que normalmente entra no cardápio prioritário de todo mundo, como forma de preservação da boa saúde, para se viver melhor e mais feliz, porque ela está em primeiro plano em forma de compromisso com o bem-estar?

          Ainda bem que o ano logo se renova em apenas poucos 365 dias e é chegado o momento da renovação também das mesmas e novas promessas, que felizmente fazem parte da vida feliz do ser humano, que não consegue ser fiel nem mesmo aos seus saudáveis juramentos.

É importante que se sonhe e até mesmo se faça muitas promessas, nem que elas nem se realizem, porque é precisamente onde reside a graça da vida, de se nutrir boas esperanças pelo porvir, mesmo que os objetivos delineados nem sempre sejam realizados.

Ou seja, todo o ano novo oferece essa maravilha da imaginação de se puder sonhar com importantes mudanças na vida, mesmo que fique somente no papel, porque é impossível a vida sem ideias nem planos, uma vez que isso não condiz com o desejo de se viver feliz.

Neste dia que se comemora a Paz Universal, há saudável inspiração para a contemplação no sentido que o mundo está, definitivamente, cada vez mais diferente, ainda não melhor e desejável para se viver plenamente com felicidade e sem preocupação, diante de muitos conflitos de pensamentos e ideologias religiosa, étnica, políticas, cultural etc.

Essa mudança vem ocorrendo exatamente pela imperfeição do próprio homem, que é o responsável pelo destino do mundo e demonstra ter pressa em tudo, mas termina pondo em execução muitas ideias desnecessariamente para a própria vida, as quais poderiam ter ficado apenas na imaginação dele, como fazem as pessoas normais, na forma como visto acima.

Infelizmente, o resultado de muitas ideias, como se vê, tem sido desastroso para a humanidade, inclusive com o surgimento da terrível pandemia do coronavírus, cujo vírus pode ter sido criado depois de ideias indesejáveis.

Enfim, que, no limiar de 2022, o Deus da vida e do amor esteja sempre presente no caminho do homem de boa vontade, tendo influência e proteção nas suas ideias e decisões, para que as maravilhas da vida possam ser usufruídas na sua plenitude pela humanidade, sob as perenes graças celestiais.

Ao ensejo do Novo Ano, é importante a renovação de preces a Deus em agradecimento por mais um ano de proveitosas conquistas no caminhar da vida,  em harmonia com os seus desígnios, lembrando a Ele sobre a relevância da necessidade de novas realizações, cujas esperanças da humanidade se renovam precisamente neste maravilhoso momento.    

Feliz 2022, com os desejos de paz e luz para a humanidade!

Brasília, em 1º de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário