sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Publicação do meu 57º livro

           Tenho renovada alegria no coração e na alma, neste momento, quando anuncio a conclusão de novo livro da minha lavra, que representa a minha quinquagésima sétima obra literária e se junta à minha coleção, cujo acontecimento contribui para o recarrego das energias que necessito para a continuidade das maravilhosas atividades de escrever textos sobre os fatos da vida.

Dando continuidade ao prazeroso sentimento de homenagear valorosos ídolos, com a modéstia dedicatória de meus livros, ante a relevância de pessoas especiais e queridas, tenho o enorme prazer de trazer à lembrança, desta feita, de pessoa impressionante da minha infância, conhecida pelo nome de professora Palmira, de linda e inesquecível memória, por seu gigantesco trabalho em engrandecimento da educação de Uiraúna, Paraíba.

A professora Palmira era vocacionada às atividades educacionais, tendo dirigido o Grupo Escolar Jovelina Gomes, enquanto lá estudei, no primário, nos idos anos das década de sessenta, sempre com a indelével marca do amor e da dedicação nas suas ações, constituindo, para mim, verdadeira lenda, em razão da sua imagem carismática que fazia sempre lembrar de tudo de bom que existia naquele educandário, tão bem administrado por ela.  

Acredito que as minhas boas recordações do Jovelina Gomes têm muito a ver com o profícuo trabalho realizado pela nobre professora Palmira, que não economizava zelo o suficiente e capaz para que todos os alunos tivessem a melhor aprendizagem e guardassem, na memória, especiais lembranças dos bons tempos da liderança dessa grande mestra, que foi, de forma inquestionável, exemplo de dedicação professoral, em todos os sentidos dessa tão representativa expressão.

A fotografia da capa do livro é da fachada frontal-lateral do referido grupo, que, mais uma vez, demonstro e renovo o sentimento de carinho que tenho no coração por ele.  

Transcrevo, a seguir, a dedicatória que faço com muito amor em homenagem a essa tão importante professora da minha infância, que tem o condão de engrandecer, com o seu nome, o meu 57º livro.

                                               “DEDICATÓRIA

Tenho carinho muito especial em dedicar este livro à inesquecível professora dona Palmira (in memoriam), doutrinadora extremamente carismática, que a conheci como exemplar diretora do Grupo Escolar Jovelina Gomes, da cidade de Uiraúna, Paraíba.

Essa professora encarnava a profissão como verdadeira escrava da educação, tanto que ela morava, com a família dela, na própria escola e ali ela se dedicava dia após dia aos cuidados integrais como verdadeira proprietária do valioso patrimônio sob a sua responsabilidade de professoras, servidores e alunos, em demonstração de total e inexcedível amor professoral.

O que mais me impressionava em dona Palmira eram o seu dinamismo e a sua energia, na direção da escola, porque ela se multiplicava e se fazia presente em todos os lugares do recinto escolar, para onde se olhasse, porque lá ela estava com o seu atento cuidado em sentir a dinâmica dos trabalhos escolares, sempre com a preocupação para que tudo funcionasse a contento e às mil maravilhas.

Muitas pessoas poderiam até imaginar que o importante ofício de dirigir os trabalhos de uma escola implica realmente dedicação e empenho, que são normalmente exigidos em casos que tais, mas a professora Palmira se notabilizou por sua perfeição em cuidar dos mínimos detalhes de todas as tarefas inerentes às atividades da escola.

Não à toa que o padrão de qualidade do ensino do Jovelina Gomes sempre pontificou em altíssimo nível, graças ao formidável interesse na manutenção da performance das atividades escolares de vanguarda, que era garantida com os melhores preparos das professoras que ali trabalhavam sob a orientação da professora Palmira, com o seu excelente nível de excelência do ensino.

A professora Palmira era muito bem-conceituada, sendo merecedora da admiração e do respeito do povo de Uiraúna, em reconhecimento pelo tanto de amor que ela difundia em benefício da melhor educação possível.

É evidente que o enorme carinho demonstrado pela minha homenageada à educação era também forma do puro amor que ela sentia pelas pessoas, quando procurava fazer seu trabalho professoral sob os melhores padrões de qualidade, em benefício dos alunos e da sociedade de Uiraúna.

Dificilmente alguém conseguiu cuidar tão bem da educação, sem desmerecer o trabalho genial de muitas dedicadas profissionais da arte de ensinar, como a professora dona Palmira, que fez da escola a extensão da sua casa, porque ela era hospede do próprio Grupo Escolar Jovelina Gomes, para quem ela dedicou todo o seu amor professoral.

Pois bem, tempos depois, já morando em Brasília, certa feita, nos idos da década de sessenta, fiquei sabendo que a admirável professora Palmira estava na capital federal, em visita a um de seus filhos, que morava na cidade satélite do Gama.

Isso foi o suficiente para que eu, muito que rapidamente, fosse ao encontro dela, que não poderia ter sido da melhor satisfarotoriedade para mim, porque eu tive a honrosa alegria de conversar longamente com pessoa de fino trato, dona de exemplar educação cívica e moral, que a todos impressionava e cativava como pessoa realmente diferenciada e especial.        

É com o coração cheio de alegria que presto esta singela homenagem à professora Palmira, na forma da dedicatória deste livro, que prova o meu reconhecimento e a minha gratidão à memorável mestra que tinha o corpo e a alma envoltos com a essência da educação e do ensino.

A professora Palmira merece eterno preito de gratidão do povo de Uiraúna, porque ela se dedicava com bastantes garra e disposição à causa maior da formação educacional de muita gente dessa querida terra, tendo deixado riquíssimas lições de competência e eficiência na primorosa arte da pedagogia, que é o pilar de sustentação que anima a vocação dessas abnegadas criaturas que militam na mais sublime missão de ensinar e educar.

Fica o meu registro sobre a formidável professora Palmira, que tanto honrou a importante missão de lecionar, com inexcedível zelo vocacionado para ensinar e educar, cujas lições certamente serviram para a formação de grandes e ilustres uiraunenses.

Muito obrigado, professora Palmira, inesquecível exemplo de dedicação e amor à educação.”.

          Brasília, em 13 de janeiro 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário