quarta-feira, 27 de abril de 2022

O carinho de Xavier Fernandes

 

Diante da crônica que escrevi em homenagem à banda de música Jesus, Maria e José, de Uiraúna, Paraíba, por ter sido distinguida com o honroso título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba, o nobre conterrâneo mestre Xavier Fernandes se manifestou com efusivo rigozijo ao feito, dizendo o texto a seguir.

Parabéns pelo inteligente comentário, Grande e ilustre Mestre Antônio Adalmir! realmente esse registro nos envaidecem, nos deixa muito Felizes! A nossa Banda centenária sempre foi o maior patrimônio cultural da nossa terra, sempre levou o nome da nossa terra ao mais alto padrão dos elogios da musicalidade, por onde passou nesses mais de cem anos, representou com garra, altivez, beleza, destaque e brilho o valor cultural musical da cognominada ‘Uiraúna Terra dos Músicos’. E assim, recebemos com alegria essa honraria tão importante, de Patrimônio Cultural e imaterial do Estado da Paraíba, chega em tão boa hora, como um prêmio mais que merecido justo e de direito. Todos os músicos que fizeram parte da Banda durante todas essas décadas e gerações: Maestros, professores, músicos, colaboradores, amigos que sempre foram apaixonados e amantes da gloriosa Banda de Música JMJ, chegando até Os mais jovens e recentes componentes estão de Parabéns, porque fazem parte sim dessa história brilhante que nos orgulha, e nos enaltecem fizeram e fazem essa história acontecer. A música corre como sangue nas veias dos uiraunenses nada supera essa identificação; Uiraúna terra dos Músicos! Com as bênçãos de JMJ , será sempre eterna e próspera, grande celeiro musical. Parabenizamos ao Maestro Geraldo Moisés, dedicado e zeloso Maestro mantendo nossa Banda de pé, ativa e maravilhosa juntamente com o interesse e dedicação de todos os seus componentes! Como também deixamos nossas homenagens, gratidão e agradecimentos á todos Os maestros que durante suas vidas fizeram dessa paixão a razão de viver. Hoje já estão no céu assistindo as retretas, às alvoradas e concertos da nossa Amada Banda! Estão Felizes e realizados! Doaram-se em serviços e Amor por essas Causa tão nobre e Santa formando e educando Jovens para o mundo! São muitos profissionais músicos Uiraunenses que fizeram da sua Arte de tocar a profissão principal das suas vidas, são brilhantes profissionais que encantam por esse Brasil afora! Graças aos nossos Maestros e Professores! Que só fizeram o bem! Um forte abraço caríssimo conterrâneo! Parabéns! Felizes e alegres estamos todos nós! Viva Uiraúna! Nosso torrão Natal! FXF. JP, em 17/03/22.”.

Em resposta à amável e sábia mensagem, eu disse ao ilustre historiador, mestre Xavier Fernandes, que o texto dele pode ser considerado verdadeira ode em homenagem à majestosa banda de música Jesus, Maria e José, que é realmente eterno berço de excelentes artistas da música e musicistas que tiveram a honra de integrá-la, ao longo da sua existência, sempre na linha de frente apresentando o melhor da cultura musical, a ponto de se permitir a inspiração do consagrado título conferido a Uiraúna, com muita propriedade, como sendo a "Terra dos Músicos", exatamente para reafirmar a vocação inata do seu povo pelo interesse ao desenvolvimento da cultura musical, por sua nobreza como arte valorizada do conhecimento humano.

Neste momento de especial importância para a banda de música mais famosa de Uiraúna, é preciso que se diga, nobre Xavier Fernandes, você é pessoa muitíssima privilegiada, por ser filho do grão-maestro Ariosvaldo Fernandes, que eu o considero verdadeiro gênio, um dos maiores cultores da arte musical de Uiraúna, que viveu como eterno escravo do seu ofício de ensinar, com competência e sabedoria, a riqueza da música para os seus conterrâneos e isso ele se dispunha a fazer com impressionante voluntariado, até mesmo de forma graciosa, como aconteceu comigo, que ainda aprendi um pouco de música graças às gentilezas e genialidades desse fenomenal uiraunense, que usou a santidade do saber para a prática do bem e do amor perante o seu semelhante.

A verdade é que Ariosvaldo Fernandes tinha a mais perfeita intimidade com o mundo da música, dando a entender que ele era a essência de todos os conceitos da arte musical, por ter o dom divinal de dominar, com maestria, habilidade e genialidade, todos os instrumentos da banda Jesus, Maria e José, tendo sido ainda o principal e mais famoso responsável pelo ensino e pela formação de grandes e notáveis profissionais que a abrilhantaram, com a sua sabedoria musical.

Penso que essa sincera e merecida homenagem ao venerável Ariosvaldo Fernandes é forma mais do que justificável para o reconhecimento da grandeza da Banda Jesus, Maria e José, por ela ter tido dirigida e comandada por esse iluminado e extraordinário amante da música, que Uiraúna teve enorme honra de ter sido o berço dele.

Com os meus regozijos pela alegria do merecido título concedido à banda musical que é a alma do povo de Uiraúna e os parabenizo a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para que fosse possível a ostentação da importante láurea de Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, que é do maior significado histórico e cultural para Uiraúna.

Parabéns!

Logo em seguida, o mestre Xavier Fernandes escreveu a seguinte mensagem: “Agradecemos ao Ilustre Mestre Dr. Antônio Adalmir, por todas as referências feitas para o meu Pai, sua atenção e consideração nos deixam orgulhosos e felizes, em saber também da afinidade e do respeito que o ilustre tinha por ele! agradecemos honrados todas homenagens através de crônicas, comentários e textos, que lembram com muita ênfase os serviços prestados pelo meu pai. Realmente ele por mais de cinquenta anos foi coluna de sustentação da nossa Banda, como Músico, professor, técnico de manutenção do instrumental e alfaiate confecionando os fardamentos, formou também uma banda base A Banda O2 de Dezembro, para formação de novos músicos, os quais ingressaram na banda principal, sobre a regência do maestro Dedé Capitão, os dois formavam uma parceria baseada em muita amizade e Cooperação! E fizeram tudo isso acontecer para o bem da nossa querida terra. Muito obrigado e um forte Abraço.”.

Eu disse ao mestre Xavier Fernandes que falar sobre a importância do extraordinário maestro Ariosvaldo Fernandes enche de satisfação qualquer pessoa que o conheceu como verdadeiro ativista da bondade, do humanismo e do amor, porque a sua vida se resumiu em uma obra maravilhosa e colossal, que o projeta, sem a menor dúvida, como um dos maiores uiraunenses de todos os tempos, em termos de realizações em benefício da sociedade.

O que teria sido de Uiraúna, nos seus tempos primordiais, em termos de diversão?

Ah, convém ser lembrada a verdadeira epopeia protagonizada por esse genial uiraunense, que manteve, às duras penas, o funcionamento do glorioso e memorável Cine São Francisco, que animava a sociedade da época, com bons filmes de diversos gêneros cinematográficos.

A sua especialidade era mesmo o Western ou simplesmente o faroeste, que tinha cadeira cativa aos domingos, à tarde, e agitava os ânimos dos apaixonados pelo Bang Bang.

A verdade é que esse grande homem é a síntese do herói que aparece entre nós, realiza maravilhosa obra social e vai embora para a realização de importantes missões, porque essa é a nossa história, só que o seu legado se perpetua na eternidade.

Tenho defendido a importância do culto aos verdadeiros heróis e heroínas de Uiraúna, porque eles foram fundamentais para o progresso da cidade, em diversos segmentos essenciais da sua história político-social.

Relembrar e valorizar a grandeza de pessoas como Ariosvaldo Fernandes tem o condão de alertar esta e outras gerações sobre a necessidade do reconhecimento, do agradecimento e da gratidão por aqueles que foram pródigos em amor ao próximo.

Na minha modesta concepção, compete ao poder público se esforçar para pôr em evidência a riqueza e a grandeza de nossos heróis, como forma de estimular as boas ações em benefício da sociedade, que tanto precisa de bons exemplos de cidadania e amor ao próximo.

Muito obrigado

Por último, o mestre Xavier Fernandes demonstra seu carinho e escreve a seguinte mensagem: “Ao caríssimo amigo conterrâneo: nossos agradecimentos e gratidão! Ariosvaldo com Certeza está feliz e agradecido por tanta bondade da sua parte, que não poupa palavras eligiosas para enaltecer suas qualidades. ARIOSVALDO ERA: SIMPLES, DISCRETO E HUMILDE! Viveu para servir. Eternamente Agradecidos! Que JMJ., nos abençoe e nos livre de todas as tempestades! Paz e bem!”.

Enfim, é com muita alegria que tento prestigiar os uriraunenses que se destacaram em dedicação às causa de beneberência em benefício do povo de Uiraúna, em demonstração do amor que imperava nos seus grandiosos corações, que se preocupavam com o bem-estar dos seus semelhantes.

Brasília, em 17 de março de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário