quinta-feira, 21 de abril de 2022

Parabéns, Brasília!

 

Hoje, Brasília completa 62 anos da sua inauguração e o principal jornal da cidade, o Correio Braziliense estampa o título de capa, dizendo: “Brasília, 62 anos inspirando amizades. Da determinação de JK aos primeiros traços de Lúcio Costa, a capital bossa nova desafiou os céticos e brotou em meio ao cerrado. Modernista e bela. Imponente e monumental. De leveza estonteante, apesar de erigida em concreto e aço. Não à toa, tornou-se a primeira cidade moderna, planejada, a conquistar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Hoje, quando completa 62 anos, é também cosmopolita e acolhedora. Inspiradora de amizades que rendem laços duradouros entre vizinhos. Na música, no teatro, no esporte, na gastronomia, nas festividades, na solidariedade, nas atividades comunitárias das quadras...”.

Em 21 de abril de 1960, a noite de Brasília se iluminou por enorme queima de fogos, que foi assistida por multidão de candangos que ajudaram na sua construção, além de ilustres convidados, todos em traje de gala, vindos de várias regiões do país e do exterior, inclusive com a presença do corpo diplomático, para se confraternizarem em celebração à inauguração da nova capital do Brasil.

Na atualidade, nós que moramos em Brasília, sentimos o quanto esta cidade é grandiosa e importante para os destinos do Brasil, por ser personalidade única, em especial pelo poder que emana de suas instituições da República, embora a sua função se mantenha firme desde a sua inauguração, como cidade acolhedora, em que cidadãos de todos os rincões do país se dispuseram a tornar realidade o sonho dos brasileiros, tendo por base o projeto ambicioso encampado pelo revolucionário empreendedor presidente da República de então, o extraordinário mineiro Juscelino Kubistchek.

Nesse sentido, o grande urbanista Lúcio Costa, um de seus idealizadores, disse que Brasília é uma “cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas, ao mesmo tempo, cidade viva e aprazível própria ao devaneio e à especulação cultural, capaz de tornar-se, com o tempo, além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do país.”.

Outro gigante da construção de Brasília, o lendário arquiteto Oscar Niemeyer, profetizou a seguinte mensagem: “Espero que Brasília seja uma cidade de homens felizes: homens que sintam a vida em toda a sua plenitude, em toda a sua fragilidade, homens que compreendam  o valor das coisas simples e puras, um gesto, uma palavra de afeto e solidariedade.”.

Um dos mais brilhantes construtores de Brasília, o engenheiro Israel Pinheiro, também mineiro, escreveu essa frase lapidar: “O espírito de Brasília é tudo que há de contrário ao derrotismo sistemático.”.

Além se ser o centro das decisões nacionais, Brasília também é referência em muitas atividades de interesse da população, em especial em tecnologia, saúde, educação e muitas outros encantos essenciais ao desenvolvimento nacional.

Brasília é a cidade que tem a capacidade de acompanhar as transformações próprias da evolução experimentada pelas conquistas do homem, por meio da ciência e da tecnologia, reforçando a certeza de que o seu futuro será ainda bem melhor para a sua população e o Brasil.

O presidente Juscelino disse que “Brasília é a manifestação inequívoca de fé na capacidade idealizadora dos brasileiros, triunfo de espírito pioneiro, prova de confiança na grandeza deste país, ruptura completa com a rotina e o compromisso.”.

Não há a menor dúvida de que, nós que moramos em Brasília, temos muita satisfação do usufruto dos benefícios oferecidos por essa importante cidade, cujos princípios de acolhimento e de conforto foram norteados com a chancela de seus pioneiros idealizadores, que se basearam no sonho profético de Dom Bosco, em 1883, segundo o qual Quando vierem explorar as riquezas escondidas neste planalto, surgirá aqui a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”.

Realmente, Dom Bosco tinha razão em afirmar que Brasília seria a terra prometida e também seria o lugar ideal para jorrar leite e mel, que são alimentos essenciais à vida, porque é exatamente assim que se pode concluir das benesses produzidas por quem acreditou na substância de tão majestoso vaticínio, uma vez que Brasília foi capaz de catapultar o progresso do Brasil, com a integração nacional, em que ela é o verdadeiro polo propulsor do desenvolvimento no país.  

Tenho enorme prazer de comemorar o aniversário de Brasília, que é a cidade onde pude construir o meu patrimônio de vida, a partir do histórico dia 8 de março de 1966, chegando aqui em noite muito fria e chuvosa e eu sem agasalho para enfrentar o primeiro impacto da estranha cidade onde meus olhos começaram a enxergar a dura realidade que se oferecia para a realização de meus sonhos, que se tornaram realidade e se consolidaram dentro de mim como algo extremamente excepcional.

Hoje, é tempo para se comemorar, festejar com entusiasmo os 62 anos de inauguração dessa extraordinária cidade, que realmente jorra leite e mel, para quem teve a visão do intenso sacrifício na busca de seus ideais de vanguarda e progresso pessoal.

Parabéns, minha linda Brasília, dizendo que meu amor por você se consolida e se renova em novo dia, em novo aniversário, porque você é luz, amor e vida, desejando feliz vida nova para os brasilienses.

Parabéns, Brasília!  

Brasília, em 21 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário