domingo, 13 de setembro de 2020

Mensagem a ilustre uiraunense

 

Atendendo a apelo feito pelo ilustre conterrâneo Ubiracy Vieira Veloso, dentro de quadro mantido nas redes sociais, que tem por finalidade procurar alimentar intercâmbio de conversas sobre o conhecimento das pessoas, onde alguém diz basicamente as suas caraterísticas e procura retorno para saber algo sobre ele, eu escrevi o texto a seguir.

Tenho enorme satisfação de dizer que acompanhei boa parte da vida do jovem Ubiracy, em Uiraúna, Paraíba, quando ele era rapaz, em plena juventude, como acadêmico de Direito, na florescência da sua vida.

Chamava a minha atenção a sua maneira elegante de se vestir, sempre impecável, com o uniforme muito alinhado e aparência de belo rapaz que se destacava entre os colegas da sua idade, sempre circunspecto e interessado em  tudo, demonstrando ser pessoa muito educada, de fino trato, certamente resultante da excelente formação familiar e estudantil.

Eu sempre via nele a figura exemplar de pessoa que se cuidava visando assumir sucesso na sua vida.

Tenho absoluta certeza de que aquilo que eu imaginava e projetava, ainda na tenra idade de Ubiracy, aconteceu exata e maravilhosamente na sua vida, à vista do sucesso brilhantemente alcançado na honrosa carreira de bancário, como profissional de escol do alto escalão do Banco do Brasil, instituição secular que certamente sempre se orgulhou de ter nos seus quadros a pessoa desse ícone de Uiraúna, que aprendi a admirá-lo desde quando eu ainda era menino que usava calção de suspensório.

Aqui, em Brasília, tenho acompanhado a vida de Ubiracy desde quando ele veio turbinar a equipe do BB, com a sua larga experiência de bancário extremamente competente e responsável, que tantos e excelentes serviços ele prestou a essa gigantesca instituição que é patrimônio dos brasileiros.

Enfim, gostaria muito de ter melhores condições para realmente dizer e descrever toda grandeza de conterrâneo com o quilate de Ubiracy Veloso, que tem sido aquele uiraunense que enobrece a sua terra natal e o seu povo, à vista de o seu curriculum vitae contar com riquíssima história de excepcionais qualidades agregadas à sua belíssima vida de homem público e de pai de família, que fazem inveja pela nobreza do seu legado de pessoa realmente digna de respeito e admiração, tanto pelo que ele representa para Uiraúna como por seu amor ao seu berço e aos seus conterrâneos.

Fique sabendo, querido irmão e prima Ubiracy Vieira Veloso, que você sempre foi considerado por mim como joia rara e exemplo de dignidade, competência e espelho de tudo do melhor conceito de conduta como cidadão que ama e valoriza o seu semelhante.

Aproveito o ensejo para pedir desculpas se o que escrevi não tenha o real sentido sobre o tema proposto pelo amigo, caso em que, se não o tiver, que considere o texto como mensagem que certamente diz algo que o povo de Uiraúna gostaria de transmitir pessoalmente para você, Ubiracy, no sentido de mostrar a sua real importância para aquela cidade, que o tem como pessoa que merece especial carinho e admiração.

Incontinenti, o querido irmão Ubiracy respondeu ao meu modesto texto, por meio de carinhosa mensagem, dizendo o seguinte: “Caríssimo irmão do coração! Exagero de sua parte nas minhas qualificações, entretanto, sempre me conduzi para ser bem representativo, como cidadão do bem e pessoa que sempre pudesse prestar serviços a minha Uiraúna e aos meus amigos. Você, como sempre, muito generoso, pois essas qualidades a mim atribuídas, todas com certeza, são aplicadas ao excelente servidor público e grande escritor Antonio Adalmir Fernandes, que já tem um acervo espetacular que nos brindou com crônicas maravilhosas e textos em defesa do nosso País e da nossa querida Uiraúna. Sou seu fã n° 1 e, fico sempre na expectativa de mais um livro, para deliciar-me com sua beleza de escriba. Avante, caríssimo primo e grande amigo, serei sempre o seu leitor! Fraterno e carinhoso abraço.”.

A minha resposta veio imediatamente, para agradecer a preciosidade de tantos e belos adjetivos dedicados à minha pessoa, que não faz por merecer tamanha e especial deferência.

Eu disse para o querido irmão Ubiracy que há interessante ditado popular a afirmar que “aqui se faz e aqui se paga” e isso parece ter fundo de verdade, em especial no seu caso, porque você tem sido alvo do carinho e da admiração dos seus conterrâneos, exatamente em proporcionalidade ao tamanho da dignidade alcançada por seu desempenho qualificado do seu legado de muita honradez.

O certo é que a sua fantástica obra como cidadão, feita aqui na Terra tem elevado merecimento, cujo veredicto é o de que você há de ser homenageado naturalmente com a espontânea recompensa, por parte daqueles que sabem valorizar o quanto você é importante como filho de Uiraúna que a dignifica por meio de seus atos de amor aos elevados princípios de cidadania, que se refletem em forma simbiótica e natural.

Confesso ter ficado feliz em expressar o sentimento sincero de filho de Uiraúna que tem a satisfação de gozar da amizade da pessoa de Ubiracy Vieira Veloso, que sempre manteve em patamar superior o seu bom nome, como demonstração de que vale muito se tornar digno do respeito e da admiração dos conterrâneos, por consequência dos bons exemplos acumulados no retilíneo trajeto de invejável vida modelar.

Meus aplausos para você, amigo Ubiracy Vieira Veloso.    

          Brasília, em 13 de setembro de 2020 

Nenhum comentário:

Postar um comentário