quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Basta um voto!

 

Na cidade de São José do Sabugi, no Sertão da Paraíba, somente só um candidato foi inscrito para o cargo de prefeito na próxima eleição, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

           O município de São José de Sabugi fica localizado na Região Metropolitana de Patos, Paraíba, e conta com a população de pouco mais de 4 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE, edição de 2017.

Originalmente, a palavra "sabuji" vem da língua indígena eça-ponji e significa "olho d'água rumoroso" e o nome atual deriva da localização do município no Vale do Sabugi, na encosta da Cordilheira da Borborema.

O atual prefeito decidiu se sacrificar para concorrer à reeleição em chapa única, com o atual vice-prefeito.

Dos 223 municípios do Estado da Paraíba, São José do Sabugi é o único com apenas um candidato.

Segundo a plataforma divulgada pelo TSE, foram realizadas mais quatro convenções partidárias no município, mas os respectivos partidos optaram por não lançar nenhum candidato a prefeito nem a vice-prefeito, preferindo participar de coligações.

De acordo com a legislação eleitoral, o candidato ao Executivo precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos, mais um, sendo que votos brancos e nulos não contam como válidos.

Fato interessante é que, no caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito.

          Ou seja, na prática, naquele município paraibano, o atual prefeito, tremendo felizardo, por não ter concorrente, só precisa do próprio voto para sagrar-se vencedor e continuar no cargo, por mais quatro anos de mandato e ainda se vangloriar de ter sido eleito, se for o caso, por ele mesmo, com o poder do próprio voto, sem necessidade ficar devendo favor a ninguém.

O primeiro turno das eleições deste ano será em 15 de novembro, mas o prefeito de Sabugi já pode se considerar vitorioso com maioria esmagadora, sem precisar gastar absolutamente nada nem jogar conversa fora para conquistar votos, sabendo antecipadamente de que somente gigantesco desastre seria capaz para mudar seus planos políticos.

Isso também vale dizer que o município vai puder contar com a tranquilidade e o sossego no período eleitoral, em razão de somente haver a campanha para a Câmara de Vereadores, cuja movimentação política nem se compara com a disputa para o Executivo, onde a briga é sempre intensa entre os concorrentes à prefeitura.

Nessas circunstâncias, a cidade de São José do Sabugi é a primeira do país a conhecer o novo prefeito, que poderá formar, desde já, a sua equipe de governo e estabelecer as metas da nova gestão, a iniciar-se somente em 1° de janeiro de 2021.

Resta desejar boa sorte para o mais novo prefeito brasileiro já eleito, que tomará posse no cargo, logo no início do próximo ano.

Brasília, em 30 de setembro de 2020  

Nenhum comentário:

Postar um comentário