quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O 7 de Setembro em Uiraúna!

 

No dia 7 de setembro, eu escrevi crônica alusiva à Independência do Brasil, mostrando que o evento, em Uiraúna, Paraíba, era comemorado com as devidas pombas cívicas e patrióticas, motivadas por desfile e representações dos personagens históricos, que lideraram o desligamento do Brasil de Portugal.

          Diante disso, o nobre historiador mestre Xavier Fernandes escreveu mensagem corroborando os termos do meu texto, com a seguinte mensagem: “O relato do Nobre Adalmir juntamente com a poesia de Vandenildo, nos faz reviver os tempos áureos da nossa infância e adolescência, quando estudantes em nossa Terra. Esse evento era para nós uma final de copa do mundo, depois de um mês de ensaios e preparativos, as escolas no dia 07 de Setembro, iam para as ruas apresentar em cores e em brilho um show de alegorias. As famílias ficavam eufóricas e orgulhosas dos seus filhos participantes no monumental desfile. Aí à frente das escolas estavam os seus arquitetos que moldavam com toda dedicação todo esse espetáculo: À inesquecível Professora Dona Lurdinha Bastos, juntamente com as Professora mestras Maria Joaquina e Dona Nenudes (Cecília Basílio de Sá) Esse trio muito dinâmico organizava o desfile do grupo Escolar Jovelina Gomes. Do outro lado estava o Dr. Raimundo Barbosa cheio de ideias e surpresas em seus pelotões do Colégio Estadual, rodeado de grandes cabeças pensantes como Dona Maria Claudino, prof. Orlando, prof. João Eudes Claudino, aliás todo corpo o docente das escolas se empenhava e se integrava nos preparativos para o grande dia. Também o Colégio Professor Afonso Pereira com a direção também da brilhante Professora Dona Belinha( Isabel ) mostrava um show de beleza e artes. Uiraúna estava preparada em grande e melhor estilo para a Grande festa. E durante o desfile a presença Espetacular da Banda de Música Jesus Maria e José tocando os hinos da Pátria. E a população aplaudindo nas calçadas e nas praças da cidade. De longe se ouvia o som barulhento das bandas fanfarras das escolas e também a voz de Pêta narrando com detalhes através das difusoras alto falantes o grande desfile. Havia ali em frente a igreja ou na lateral da Praça o Palanque para as autoridades: O Prefeito, o Padre. O juiz, o delegado, vereadores etc...Então a Nossa Uiraúna vivia e respirava um dia de grandes glórias com as apresentações cívicas. Um show que nunca vamos esquecer...Estou aqui só mostrando um pouco do que vi. Contudo os Mestres Adalmir e Vandenildo já narraram com perfeição e maestria e com muita inteligência essa linda e maravilhosa história que faz parte das nossas vidas, são inesquecíveis. Parabéns Ilustres: Antônio Adalmir e grande poeta Vandenildo de Oliveira... Um forte abraço. Viva a nossa querida terra! Viva o Brasil!”

Em resposta à bela mensagem acima, eu parabenizei o ilustrado professor Xavier Fernandes, por sua magna aula de civismo, relembrando e mostrando como era linda e maravilhosa a comemoração festiva do 7 de Setembro em Uiraúna, em que toda população se engalanava para prestar merecida homenagem ao Brasil pela comemoração da sua independência, no estilo bem à altura das efemérides.

A descrição dos fatos acima relembra bons momentos de tempos gloriosos para a juventude estudantil de Uiraúna, que se enchia de brasilidade no coração para viver momento marcante na sua rica história de batalhador aprendiz do saber e do conhecimento, que contava com a abnegação e a voluntariedade de inteligentes e vocacionadas professoras, dispostas ao extremo da dedicação para promover e organizar, ano após ano, a festa mais nobre do nosso calendário cívico-patriótico.

Muito obrigado professor Xavier Fernandes, por sua lição de patriotismo, que muito engrandece a história cívica de Uiraúna.

Viva os queridos Uiraúna e Brasil!   

Brasília, em 8 de setembro de 2020  

Nenhum comentário:

Postar um comentário