terça-feira, 29 de setembro de 2020

O sentido de "quem trabalha"

 

Em crônica que comentei sobre a chapa da situação para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Uiraúna, Paraíba, eu disse que não tinha como comentar, por absoluta falta da síntese de informações, as pretensões da futura gestão dela, em caso de vitória, mas fiz análise acerca da singela apresentação dos candidatos, com os seguintes dizeres:AGORA PODE Soltar o Grito EU VOTO EM QUEM TRABALHA Meu Voto é 14”.

Entendi que o aludido texto dá margem à insinuação segundo a qual somente o titular dessa chapa trabalha e que a outra chapa não, pelo menos foi assim que deduzi.

Dessa forma, deixei no ar a indagação, em forma de apelo, para que, se possível, para o bem da clareza, fosse esclarecida essa sutileza, já que, na política, a intenção de fazer tem a sua importância, em termos de estratégia.

Com o sentimento de muita atenção e carinho, a professora Maria Jaqueline Oliveira Santiago prestou os esclarecimentos de que, ipsis litteris: “Dr.Aldami a quém tenho grande apreço! Por que quém trabalha? Vc me fez essa pergunta! Porque ele nosso prefeito Segundo Santiago nos orgulha! Pelo seu jeito de ser! Ñ sabe ofender ninguém, honesto, humilde,verdadeiro e dono de um coração humano invejável! Além de paciente e tolerável! Em 9 meses assumindo a prefeitura mostrou raça em todos os aspectos! Incansável na labuta do seu dia a dia! Só tem hora p sair de casa ,para voltar ñ! Atente à todos sem olhar cor partidária! Realizações feita por ele! Calçamentos! Praças! Compra de veículos! Restauração de malha asfáltica! Perfuração de poços na zona rural! Ajudas aos menos necessitados! Construção de um hospital Municipal p atender a todos por igual! Calçamentos em ruas ! Iluminação nas principais avenidas de Una! Construção de um ginásio de esporte! E o pagamento dos funcionários rigoroso em dia! Dr.Antonio Adalmir se eu for relatar tdo aqui vou longe! E ñ gosto de coisas extensas! Por tudo isso é q nosso slogan é Votar p o TRABALHO CONTINUAR! (...) Então amigo e eterno vizinho é essa a real realidade por que quém trabalha! Um fraterno abraço ao amigo q tenho grande respeito e admiração.”.

Em resposta às atenciosas informações, eu disse à estimada professora Maria Jaqueline Oliveira Santiago que a precisa explanação dela, vista acima, vem na linha da resposta à minha indagação: "Por que quem trabalha?", a mostrar, de maneira detalhada, o verdadeiro significado "quem trabalha", expressão esta que, antes interpretada isoladamente, levaria a outro sentido, a de se concluir que somente trabalha o candidato da referência dela.

Nessa mesma linha de raciocínio, poder-se-ia levar também a se achar que a oponente dele não trabalha ou não tanto como ele, porque seria temeridade em se afirmar algo sem o menor parâmetro, em termos de prestação de serviços públicos, já que ela é estreante na vida pública, sem elementos para comparação entre ambos.

Os aludidos esclarecimentos condizem precisamente com a minha conclusão feita no texto, quando afirmei: "(...) mesmo que seja a reiteração do mesmo ritmo de trabalho, parece conveniente que se diga, ao menos, que, por exemplo, “EU VOTO EM QUEM TRABALHA, NA VORACIDADE (COMPETÊNCIA, EFETIVIDADE...) IMPRIMIDA NA ATUAL GESTÃO” ou cousa que o valha, de modo até mesmo ao afastamento da dubiedade de interpretação, ao meu sentir, aduzida acima...".

Penso que eu tenha, no mínimo, contribuído para a tentativa de aclarar expressão que, lida isoladamente, não contribui muito para quem não sabe que o atual prefeito vem cumprindo rigorosamente com o seu dever legal de administrador probo e consciente da sua responsabilidade de zelar pelos interesses do povo de Uiraúna, na forma descrita no relato supratranscrito.

Ao meu ver, fica muito claro que a minha ponderação tinha e ainda tem plena pertinência, caso ela permaneça na forma como se encontra redigida, ou seja: "EU VOTO EM QUEM TRABALHA", diante do fato de que, ela lida isoladamente, evidentemente sem o elenco das realizações supraindicadas ou sem o adendo por mim sugerido, visto acima, pode levar à ilação, segundo à minha limitada inteligência, de que somente o candidato trabalha ou tem condições de trabalho.

Outrossim, pode também suscitar à interpretação de que ninguém mais trabalha e isso se torna deselegante, em se tratando de disputa eleitoral de cargo público eletivo, em cujo cenário é muito importante que os textos pertinentes sejam claros, objetivos e não suscitem margem para quaisquer dúvidas, como no presente caso, que espero que somente eu não tenha conseguido melhor interpretação para o sentido da expressão de "EU VOTO EM QUEM TRABALHA".

Deixo muito claro que entrei no mérito exclusivamente da expressão citada no meu texto, simplesmente por tê-la achado, com a devida vênia, estranha e em desconformidade com o meu pensamento sobre o significado dela em si.

Certamente que o mérito sobre a gestão do candidato em tela deve ficar sob a incumbência do eleitorado de Uiraúna, que certamente há de avaliá-la para decidir sobre a continuidade ou não no cargo que ele vem exercendo.

Muito obrigado pela admiração, prezada amiga professora Maria Jaqueline de Oliveira Santiago, pela qual muito agradeço a honra que me concede.

Ante o exposto, reafirmo os votos de sucesso para a chapa composta pelos doutores Segundo Santiago e Diogo Galdino, para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Uiraúna.     

Brasília, em 29 de setembro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário