quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Parabéns, professor!

 

A história de vida das pessoas, por mais simples que ela seja, jamais seria escrita se não fossem os conhecimentos hauridos e transmitidos pelo sempre ditoso professor, o profissional ou mesmo aquele que apenas ensina o ajuntamento das letras e a formação das palavras e a construção dos textos, que formam livros, que resultam em compêndios e bibliotecas.  

Reverencio o professor, neste dia especial, com o reconhecimento de que ele, por natureza, tem o sublime dom de Deus de ensinar e transmitir o conhecimento indispensável à vida do homem.

A sabedoria do professor pode ser explicada, em resume, por decorrência da emanação do dom divino, em que as pessoas precisam ser instruídas para a prática do bem e do amor ao seu próximo, segundo o princípio da evangelização de Jesus Cristo, o que vale dizer que mais se aprende também mais se compreende que o saber é a melhor forma de amor às coisas de Deus.

Hoje, eu gostaria de homenagear o professor trazendo a lembrança eterna e inesquecível de famosíssima professora dona Palmira, que foi, por muito tempo, diretora do amado Grupo Escolar Jovelina Gomes, de Uiraúna, Paraíba.

Pois bem, a imagem que guardo dessa notável professora é a de pessoa extremamente dedicada ao ofício de ensinar e educar, de maneira sempre interessada no exemplar modelo de professora presente, atuante, devotada à causa principal de instruir e orientar com o melhor de seus conhecimentos.

Lembro-me, depois de mais de meio século, daquele senhora irrequieta, muito ativa, disciplinadora, mas muito acolhedora, que mantinha sob seu comando escolar a coesão das professoras e dos alunos, em absoluta unidade de ensino da maior qualidade possível, para a época em que o ensino era fundamental para a minha geração, como ainda é hoje, mas acredito que a superação dos obstáculos se exigiam muito mais esforços e aquelas professoras se tornaram heroínas justamente por suas vocações professorais inigualáveis.

Como exemplo de efetividade de amor ao ensino e aos seus alunos, tenho enorme satisfação de reconhecer e externar a minha gratidão às professoras Juvanira (in memoriam), Expedita Duarte e Maria do Céu Fernandes, que foram minhas primeiras orientadoras naquele educandário.

Certamente que elas abriram e mostraram para mim, cada uma ao seu tempo, a preciosidade da cartilha do saber, por meio das suas experiências e inteligências professorais, e o melhor caminho que eu deveria trilhar à procura do conhecimento que eu precisava para a formação educacional, cultural, moral e cívica.

Hoje, relembro com muito carinho e gratidão, a homenagem que prestei à querida professora Maria do Céu Fernandes, quando fiz dedicatória de meu 27° livro, elegendo-a à galeria especial das pessoas que têm lugar no meu coração, conforme abaixo:

DEDICATÓRIA

Dedico este livro, com sublime carinho, à inesquecível professora Maria do Céu Fernandes, que foi uma de minhas primeiras orientadoras nos primórdios da minha trajetória estudantil, quando frequentei o curso primário, no sempre amado Grupo Escolar Jovelina Gomes, na cidade de Uiraúna (PB). Lembro-me com bastante lucidez, daquela figura com o misto de ternura e de carisma, porque tinha o dom de ser durona e até inflexível no seu método de ensino da época, mas era doce e elegante na forma como explicava as aulas, com a didática que cativava e estimulava os alunos. No meu caso, posso afirmar que o seu método professoral muito contribuiu para que eu fosse aluno exemplar, porque sempre consegui boas notas e o seu apreço, graças à sua dedicação especial por aqueles que se esforçavam e demonstravam interesse nas suas aulas. É com enorme gratidão que reconheço a sua prestimosa contribuição à minha formação educacional, em especial por eu ser hoje apaixonado pela arte literária, sabendo que o começo teve a fecunda contribuição de muitas professoras do citado educandário, todas merecedoras de meus especiais carinho e agradecimento.”.    

Como reconhecimento das excelentes professoras da minha época, naquela escola, embora elas não tenham sido minhas professoras, cito, em homenagem, as professoras Tacinha e dona Lourdinha Bastos, que se destacavam cada qual na sua especificidade, onde a primeira tinha fama de muito exigente e disciplinadora, a segunda era diametralmente contrária em doçura e ternura, que ensinava sob a áurea da angelicalidade e da sonoridade dos deus da educação, com a sabedoria apenas disponibilizada para poucas que ganharam esse dom maravilhoso e especial.

Como tanto falei sobre o saudoso Grupo Escolar Jovelina Gomes, onde conheci minhas primeiras e importantes professoras, entendo que é bom grado relembrar a dedicatória que fiz a ele, no meu 30° livro, onde também consta a crônica que escrevi em sua homenagem e que tive o grande momento da minha vida em lê-la, de corpo presente, naquele educandário, em inesquecível solenidade especial.

Eis a aludida dedicatória:

“DEDICATÓRIA

Apraz-me dedicar este livro ao saudoso Grupo Escolar Jovelina Gomes, educandário onde tive a felicidade de ser apresentado ao mundo fantástico das letrinhas, por meio da Cartilha do A, B, C, que inevitavelmente se espargiram de forma intensa na jornada vitoriosa da história da minha vida. Logo na maturidade da primeira infância, as primeiras atividades escolares sempre marcaram a minha vida, porque eu sentia, desde tenra idade, que os estudos eram a base para a superação das dificuldades. Lembro-me que minha prioridade era frequentar as aulas, mesmo com os maiores sacrifícios, que eram próprios daquela época. Já na minha infância, o Grupo Escolar Jovelina Gomes contribuía com excelente formação escolar do primário, propiciando aos alunos conhecimentos básicos e essenciais para a continuidade dos estudos, graças às excelentes professoras de seu quadro de pessoal, que exigiam o máximo dos alunos, tanto em termos das matérias didáticas como da formação cívica e moral, contribuindo para que o aluno se tornasse cidadão competente e responsável. Tenho as melhores lembranças do tempo de aluno desse educandário, que certamente contribuiu para que eu conseguisse superar os obstáculos próprios da caminhada da vida, graças aos ótimos ensinamentos ali ministrados, que foram hauridos por mim com muita atenção e interesse, na certeza de que as lições foram muito bem aprendidas e valorizadas, posto que agora só me resta prestar meus reverenciais agradecimentos pelo tempo de proveitosos estudos nessa escola que me é referência para sempre.”.

Com a gratidão que me é peculiar, rendo, de coração, a minha homenagem aos professores, neste dia especial, em gratidão por seus profícuos e valiosos ensinamentos.

Parabéns, professor!

          Brasília, em 15 de outubro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário