segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Salve Nossa Senhora Aparecida!

             Os cristãos brasileiros comemoram, nesta data, 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou apenas Nossa Senhora Aparecida, que, em sua honra como venerável padroeira do Brasil, é considerado feriado nacional.

Reza a lenda que, no ano de 1717, há mais de 300 anos,  pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, nas proximidades de Guaratinguetá, São Paulo, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Ao invés de pegar peixe, o pescador João Alves conseguiu arrastar uma imagem do fundo do rio,  vindo primeiro o corpo e depois foi encontrada a cabeça, que se encaixaram perfeitamente, a  cuja imagem foi dado o nome de Nossa Senhora Aparecida.

Tempos depois, em 1868, a Princesa Isabel ofertou à santa os tradicionais manto azul e coroa cravejada de diamantes, como simbologia de rainha dos brasileiros, cujo gesto contribuiu para consolidar a santa como a padroeira do Brasil.

A proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como rainha do Brasil e padroeira oficial, aconteceu em 16 de julho de 1930, por decreto do papa de então e somente 50 anos depois houve a sua decretação oficial, no Brasil, em 12 de outubro de 1980, por meio da Lei n° 6.802, declarando o Dia de Nossa Aparecida.

Dizem que essa data teria sido escolhida para homenagear a chegada de Cristóvão Colombo às Américas, em 12 de outubro de 1942, e a independência do Brasil, no ano de 1822, no mesmo dia, quando Dom Pedro I foi coroado o primeiro imperador.

A partir do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e ao longo da história, são inumeráveis os milagres atribuídos à santa, fazendo com que cada vez mais aumente a devoção dos brasileiros à chamada “Mãe negra”, os quais são materializados de múltiplas maneiras, inclusive há alguns que são famosos e marcantes, conforme os descritos a seguir, que aconteceram em Aparecida e constam dos anais da cidade, como prova vida e permanente da história da santa.

Um cidadão, zombando da fé de romeiros, tentou entrar na igreja, a cavalo, para destruir a imagem, mas as patas do animal ficaram presas em uma pedra. A partir daí, o homem passou a acreditar na santa. A referida pedra é vista na Sala dos Milagres do Santuário Nacional de Aparecida.

O escravo Zacarias foi capturado no Vale do Paraíba, que se encontrava acorrentado nos pulsos e nos pés, mas, ao passar próximo à capela da santa, ele pediu para rezar diante da imagem e a sua fé foi tamanha que as correntes se romperam.

Até o simples olhar à Basílica de Aparecida, que é o quarto templo católico mundial, em tamanho, também é motivo de milagre e foi o que aconteceu com uma menina cega que se aproximava dela, com a sua mãe, tendo ela exclamado: “Mãe, como aquela Igreja é bonita”, havendo o milagre da cura da cegueira.

A Sala dos Milagres, que fica no Santuário Nacional de Aparecida, guarda impressionantes e emocionantes registros sobre os milhões das histórias de graças, milagres e fatos vividos por pessoas beneficiadas pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Oração à Nossa Senhora Aparecida: “Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos por vós em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomamos-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos, da alma e do corpo, dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos, na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!".

Consagração à Nossa Senhora Aparecida: “Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja!”.

Bendizei o santo nome de Nossa Senhora Aparecida, nesta data da sua veneração como Mãe de Deus e de todos os homens, diante da sua imaculada e poderosa bondade, pedindo, em especial, por sua santíssima intercessão junto a Deu para que cessem imediatamente todos os males da pandemia do novo coronavírus, e possa transformar o mundo no vale de bonança e tranquilidade infinitas para toda a humanidade.

Rogamos à Virgem Santíssima que ouça as nossas preces fervorosas, em pedido de socorro protetor, não permitindo que esse vírus continue a causar transtornos à humanidade.

Amém!

          Brasília, em 12 de outubro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário