quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Salve o beato Carlo Acutis!

         A Igreja Católica beatificou, no último dia 10, o italiano Carlo Acutis, em cerimônia solene que aconteceu na Basílica de São Francisco  de Assis, em Assis, na Itália.

A beatificação teve por base o reconhecimento pela Igreja Católica de milagre realizado por Acutis a uma criança do Brasil.

O beato Carlo Acutis morreu de leucemia, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, tendo sido declarado "venerável" em 5 de julho de 2018.

Segundo a Igreja Católica, o corpo do adolescente ainda está "intacto", mas o Vaticano afirma que os restos mortais foram "recompostos", em parte.

O portal oficial da Santa Sé, o Vaticano News, publicou homenagem a Acutis em que afirma que, "de todas as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) e teologais (fé, esperança e caridade) de Acutis, é a fortaleza que mais se sobressai".

Consta que antes de morrer, quando perguntaram se não estava triste por morrer ainda muito jovem, ele respondeu que “Não, porque eu não desperdicei nem um minuto da minha vida fazendo coisas que não agradam a Deus'. Ou seja, para Carlos, agradar a Deus significa ter uma vida plena. Não agradar a Deus significa desperdiçar a vida".

O beato adolescente amava jogar futebol e videogame, comer Nutella e tomar sorvete, tendo se dedicado, em boa parte de sua vida, ao catecismo virtual e à criação de redes online para conectar mais de 10 mil paróquias, para a transmissão de assuntos ligados à evangelização de Jesus Cristo.

Em Milão, Itália, na adolescência, Acutis criou site dedicado à catalogação cuidadosa de milagre já relatado na Igreja Católica, como forma de evangelização, o que, por isso, é dedicado a ele o título de "padroeiro da internet".

A mãe do beato Acutis contou, ao site do Vaticano, que o jovem, "com um computador relativamente obsoleto, conseguiu alcançar milhares de pessoas em todos os continentes", graças à sua personalidade e à forma como comunicava a sua fé.    

O bispo de Assis, Itália, afirmou que o novo beato exerce, hoje, "uma atração semelhante" à de São Francisco de Assim, em seu tempo, em demonstração de muita humildade exercida pelo jovem beato.

O referido bispo disse que "Em Assis, estamos acostumados ao encanto de São Francisco, que atrai milhões de visitantes e muitos devotos. Mas que um menino que morreu aos 15 anos em 2006 já seja tão influente é algo que só pode ser explicado por motivos sobrenaturais. A atração que Carlo exerce se parece, de certa forma, com a que Francisco de Assis exerceu".

O jovem beato recomendou que "Todos os homens nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem isso acontecer com vocês!".

A beatificação de Carlo Acutis aconteceu em 2013, quando a família de um menino de Mato Grosso do Sul afirmou que o garoto se curou de doença gravíssima, logo após ele ter tocado em relíquia do beato, representada por roupa dele contendo o seu sangue, cuja relíquia permanece em uma paróquia em Campo Grande.

O padre da mencionado paroquia disse que "A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois".

Conforme a práxis, a beatificação é o primeiro passo para se tornar santo da Igreja Católica, que é necessário ter intercedido, pelo menos, dois milagres, estando faltando um.

O papa disse que o beato Acutis é considerado "brilhante e criativo", verdadeiro exemplo para as novas gerações, tendo declarado que "É verdade que o mundo digital pode expô-lo ao risco do retraimento, do isolamento ou do prazer vazio. Mas não podemos esquecer que neste ambiente há jovens que também são criativos e, às vezes, brilhantes".

O exemplo de amor ao próximo do jovem beato Carlo Acutis é algo extraordinário nos dias atuais, por se perceber que garoto de família endinheirada preferiu trilhar caminhos dedicados à disseminação do Evangelho de Jesus Cristo, tendo procurado se aproximar em amor ao seu semelhante, inclusive promovendo atos de caridade ao seu irmão carente, por meio da repartição e entrega de seus pertences, exatamente como procurava fazer o santo caridoso e milagroso São Francisco de Assis, de quem o beato era simpatizante e seguiu os ensinamentos de humildade e caridade, com extrema devoção, conforme mostram os relatos sobre a sua vida, regrada em bons exemplos de bom cristão.

A beatificação de Carlo Acutis, em situação bastante especial para a Igreja Católica, representa a esperança da renovação da fé e dos princípios religiosos, como forma de consolidação dos alicerces do cristianismo, quando o jovem se dedicou à prática do bem e em nome da sua vocação evangelizadora.

Salve o jovem beato Carlo Acutis, futuro santo da Igreja Católica e “padroeira da Internet”, por ser exemplo de fidelidade aos princípios de amor ao próximo e à dedicação à evangelização de Jesus Cristo.  

          Brasília, em 14 de outubro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário