sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A beatificação de futuro santo!

       O Santuário de Espoliação em Assis, na Itália, liberou à visitação pública do túmulo onde está sepultado o adolescente italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos, o qual será beatificado no próximo dia 10.

O futuro beato faleceu de leucemia, em 2006, e sua beatificação se dará por conta de histórico de vida de criação católica, na Itália, onde tornou-se conhecido ao visitar locais em todo mundo onde ocorreram milagres eucarísticos, documentando e catalogando em site criado por ele, além de ele promover o compartilhamento desse material.

É impressionante o estado de conservação do corpo dele, diante da aparência de que o adolescente não passou por nenhum processo de decomposição, em que pese já terem transcorridos 14 anos do seu falecimento.

Nas imagens divulgadas à imprensa, Acutis aparece vestido de calça jeans e casaco de moletom, e com um terço nas mãos, mostrando a fisionomia de pessoa normal.

O Reitor do Santuário de Espoliação explicou que o corpo de Acutis não está 100% intacto, mas “em um estado muito íntegro”, com todos os órgãos conservados, tendo esclarecido que “Já fizeram trabalhos sobre o rosto, mas é bonito que, pela primeira vez na história, será possível ver um santo vestido de calça jeans, tênis e moletom. Isso é uma grande mensagem. Podemos sentir sua santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos porque o Senhor é o Senhor de todos”.

A cerimônia de beatificação de Carlo Acutis será realizada na Basílica de São Francisco, em Assis, mas o corpo dele permanece no Santuário de Espoliação e somente uma relíquia - um objeto simbólico da santidade de Acutis - será levada ao local.

Os organizadores do evento esperam a participação de mais de 3 mil pessoas, porque há muitas pessoas, em diversas partes do mundo, que conhecem a história dele e se sentem atraídas por ela.

Após a beatificação, o corpo de Acutis permanecerá aberto à visitação pública até o dia 17, quando, a partir de então, o túmulo do beato será fechado.

A propósito da referida beatificação, o Venerável Carlo Acutis foi jovem católico italiano nascido no Reino Unido, que se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos em muitas partes do mundo e catalogá-los em site apropriado.

O papa falando certa vez para a multidão de jovens, disse que “Quando Jesus toca o coração de um jovem, esse é capaz de ações verdadeiramente grandiosas” e essa forma de milagre, ao que se percebe, aconteceu com o garoto Carlo Acutis.

O adolescente Carlo Acutis foi verdadeiro servo de Deus que fez excelente uso dos meios digitais, conforme lembrado pelo papa, em benefício da evangelização dos ensinamentos de Jesus Cristo, tornando-se herói do cristianismo, em razão da realização de ações notáveis de fé cristã.

O jovem fez a primeira comunhão aos sete anos e, desde então, ele disse que havia sido “tocado de forma extraordinária por Jesus. Ele costumava sabiamente dizer que a Eucaristia era a sua rodovia para o céu.”.

Consta como atividades religiosos que o beato se dedicava, diariamente, à Santa Missa, à recitação do Rosário e à oração diante do sacrário, além de confessava-se semanalmente, ao menos uma vez.

Ele gostava de viajar e sempre dava preferência onde houvesse igrejas e locais santos, para visitação, mas o seu destino predileto era a cidade de Assis, Itália, exatamente por ter devoção a São Francisco, que o admirava pela vocação dele de amor à vontade de Deus.

Com inspiração em São Francisco, o beato decidiu cuidar com carinho e amor de pessoas pobres encontradas nas ruas, para quem ele distribuía refeições, tendo incorporado o hábito na sua vida de distribuir alimentos e agasalhos aos pobres e, nessa mesma linha de comportamento, quando recebia a mesada, a repassava aos pobres.

O beato convivia em intenso apostolado, dedicando-se ao ensinamento da catequese para crianças e jovens, mas a sua especialização foi voltada para o encantamento com a Eucaristia, tendo realizado pesquisas a respeito dos milagres eucarísticos, cujas descobertas eram compartilhadas por meio de seus dons para a informática, depois do desenvolvimento de site destinado à disseminação de exposições virtuais sobre temas da fé católica, considerados como milagres eucarísticos.

Diante da sua genialidade na área da tecnologia da informação para a propagação da fé, o jovem ele ficou conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia”.

O jovem beato faleceu em 12 de outubro de 2006, dia que coincide com a celebração da festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Em 6 de julho de 2018, o papa reconhece as virtudes heroicas de Carlo Acutis e lhe concede o título de venerável Servo de Deus, cuja beatificação foi aprovada em 22 de fevereiro deste ano, depois da comprovação de milagre ocorrido no Brasil, operado em criança que sofria de rara doença congênita, que recebeu a cura após rezar diante de uma relíquia do beato.

Com a beatificação, Acutis será conhecido e venerado como padroeiro dos Estudantes e da Juventude.

Como já referido acima, os restos mortais do beato se encontram no Santuário da Spogliazione (que significa despojamento, em italiano), em Assis, Itália, local onde São Francisco de Assis deixou seus pertences para seguir o Evangelho de Jesus Cristo.

Nesse santuário, foi descoberto que o corpo do beato permanecia “incorrupto”, que é fenômeno impressionante, tendo ocorrido com muitos santos da Igreja Católica, a exemplo de Padre Pio e Santa Clara de Assis.

Eis aí uma linda e impressionante história de jovem beato que poderá se tornar santo em muito pouco tempo, diante da sua curta vida de verdadeiros e bons exemplos de fé cristã, transformados em milagres, inclusive esse que se opera no próprio corpo, que se mantém intacto, conforme mostra a fotografia exposta nas redes sociais.

Não há dúvidas de que se trata de jovem santo com muitos poderes que podem perfeitamente ajudar os estudantes e a juventude do mundo, por meio da sua intercessão junto a Deus, Todo-Poderoso, além de que, em tempos de forte evangelização pela internet, é preciso também de se recorrer à intercessão de São Carlo Acutis, de maneira que se possa anunciar as bondades do nome de Jesus Cristo, também por todo o continente digital.

Amém!

          Brasília, em 2° de outubro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário