sábado, 12 de março de 2022

O carinho de Neide Nóbrega

 

O  Facebook republicou crônica da minha lavra, que versa sobre o primor do Monumento aos Pássaros, que acabara de ter sido inaugurado na cidade de Uiraúna, Paraíba, sob a autoria dos estimados primos Ciro Fernandes e Eudim de Amâncio.   

A conterrânea Neide Nóbrega enalteceu o meu esforço em pôr em evidência os bons acontecimentos daquela cidade, tendo escrito cativante mensagem, nestes termos: “Bom saber que muitos uiraunenses enaltecem sua origem e dão vida a detalhes de sua origem que podem passar desapercebido se às letras e à história não lhe derem a honra devida... Mesmo sendo arremessado para lugares longínquos ou acessando patamares por poucos alcançados, a humildade e o reconhecimento da simplicidade revelam a nobreza e a excelência de não desprezar as origens e o caminho percorrido... de não apagar o lugar nato, a aprendizagem primária que tanto formam o caráter humanitário! Quem não nega sua origem, não nega sua vida! Parabéns, historiador, poeta e conterrâneo!”.

Em resposta à magnânima conterrânea, eu disse que tinha ficado muito sensibilizado e honrado com as amáveis palavras de carinho dela, em reconhecimento às minhas lembranças e ligações à inesquecível Uiraúna, a nossa querida terra natal.

Fico muito feliz em puder dedicar o meu amor ao meu berço, onde tudo começou na minha vida e a quem dedico sempre o meu mais justo sentimento de apreço e carinho, em reconhecimento e gratidão pelas oportunidades que experimentei e agreguei à minha bagagem de vida, porque ninguém consegue cresce do nada, em verdadeiro passe de mágica.

Foi ali que me preparei e tive o discernimento sobre a necessidade de ganhar o mundo, batalhar e, porque não reconhecer que me considero vencedor, por ter galgado horizontes imagináveis, muito além do sonho sonhado por mim, quando ainda menino vagando pelas antigas ruas de terra de nossa saudosa cidade, porque eu a conheci ainda sem o calçamento, onde se brincava, nas ruas, em especial as do comércio, as brincadeiras de pião, jogos de bola, peteca, castanhas e muitas outras da época de criança.

Foram tempos importantes e inesquecíveis, porque aproveitei o máximo antes de me dedicar ao preparo de cada batalha que precisei enfrentar na vida, até me encontrar comigo mesmo agora, no presente, que não poderia ser melhor, graças a Deus.

Muito obrigado amiga Neide Nóbrega, por sua bondade à minha pessoa.

Brasília, em 10 de março de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário