quinta-feira, 19 de maio de 2022

Interpretação diferente

 

Diante de mensagem que circula nas redes sociais, afirmando que o presidente da República trava brava batalha contra os opositores ao voto impresso, eu disse que essa luta é absolutamente em vão, diante da falta de competência quanto às medidas empregadas por ele, que tem por base argumentações sintetizadas no ódio, na agressão e na crítica, que são artífices da ineficiência e da falta de efetividade, na administração pública.

Caso o presidente do país tivesse realmente com boas intenções de aprovar o voto impresso, ele teria tido o cuidado de mandar estudar os melhores argumentos para dialogar e mostra a verdadeira necessidade das mudanças pretendidas, em especial, demonstrando, por meio de provas e elementos convincentes, as fragilidades do sistema eleitoral, de modo a evidenciar a imprescindibilidade do aperfeiçoamento pretendido.

A despeito da alegada brava baralha, o presidente do país foi totalmente incapaz de apresentar qualquer argumentação escrita, como forma inteligente de convencimento sobre a sua pretensão, preferindo, ao contrário, jogar conversa ao vento, na tentativa de aprovar medida da maior importância, com base no grito e na influência do poder, fatos estes que somente contribuiu para dificultar as negociações e o final feliz.    

À vista do exposto, uma distinta amiga, que tinha concordado com a mensagem do vídeo, entendeu de responder ao meu pensamento acima, tendo escrito o seguinte texto: “Desculpe a demora. Imprevistos desde quinta-feira não me permitiram ler as mensagens. Mas, resumindo meu pensamento, posso dizer que considero valioso o espírito democrático do nosso grupo, onde todos têm a liberdades de expressar seus  pensamentos e visões do mundo, sejam elas convergentes ou divergentes. O importante é que, mesmo discutindo assuntos polêmicos, o grupo continua firme e forte. Acredito que tem sido um aprendizado enriquecedor para todos nós.”.

Eu disse que concordava plenamente com o pensamento dela.

É muito importante que surjam as ideias, porque elas fazem parte da vida e podem contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre os fatos da vida.

Agradeço por sua atenção, amiga, que nem precisava responder à minha ponderação, o que mostra o seu respeito ao que escrevo.

Até agradeço quando surge assunto que eu possa me manifestar, porque certamente tenho importante oportunidade para escrever crônica em cima do tema enfocado, como neste caso.

A propósito, amiga, nunca que eu vou afirmar que a sua sábia opinião nem de ninguém esteja equivocada, apenas mostra que há interpretação diversa sobre ela, mas isso também não quer dizer, em absoluto, que o meu pensamento esteja correto.

É apenas mais uma opinião, sem qualquer intenção de contestação, mas sim como forma de interpretação diferente que se acrescenta à reflexão do assunto em discussão.

Muito obrigado

Brasília, em 18 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário