sábado, 19 de outubro de 2019

A importância de uma palavra


Em texto, alertei uma prima sobre o uso de palavra de baixo calão estampada na blusa dela, por não combinar com seus atributos e certamente poderia muito bem ser substituída por outra similar, que não agredisse a sua beleza natural, mas sim que pudesse demonstrar amor ao seu semelhante e não ódio, desprezo como sugere a palavra que consta do colete, como demonstração de indiferença para com o seu semelhante.  
Em razão disso, muitas pessoas se manifestaram dando a sua opinião, entre as quais um amigo dela, que me parabenizou pela humildade em reconhecer que meu comentário tinha sido inoportuno, em que pesem as belas palavras elogiosas à prima. Ele disse que eu deveria ter falado em particular com ela sobre o alerta que fiz e não em ambiente virtual, porque seria mais proveitoso, o que teria evitado a celeuma sobre o tema. Ele fez questão de ressaltar a união dos motoqueiros, grupo ao qual ela faz parte.
Em resposta, eu disse a esse senhor que podia estar havendo tremendo mal-entendido, porque o que eu falei qualquer um falaria e nós (as pessoas em geral) nos relacionamos em sociedade e ela reconheceu que eu tenho direito de me manifestar, na forma educadamente como ser humano.
Ninguém pode ignorar que o grupo de vocês é algo à parte, que eu respeito, ou seja, a minha manifestação não tem nada com o seu grupo, mas sim com o lado social.
Eu já me desculpei e ela aceitou minhas desculpas, porque em momento algum eu a menosprezei a ponto de alguém ficar sentido por se comentar algo que é de domínio público, ou seja, família ou não pode dizer o que entende nas redes sociais, desde que não agrida nem denigra a imagem das pessoas.
Eu disse apenas que, ao invés do que ela disse, poderia ter sido esboçado, na melhor das intenções, a palavra ama-se ou outra semelhante, da forma mais natural possível, porque não conhecia, como não conheço - e sobre ela nada disse - a filosofia de vocês e jamais imaginaria que palavra forte para minha inocência fosse tão expressiva para ela e o grupo a que ela integra, como assim foi dito por ela, que tem o apoio de todos vocês.
Repito que tudo não passou de pura ignorância da minha parte, por desconhecer completamente que palavra que tem outro significado para mim tivesse tanto valor para alguém.
Esse foi meu grande erro, porque se soubesse a importância dessa palavra para alguém, sinceramente, jamais teria falado tais bobagens, que me arrependo profundamente de ter me exposto ao ridículo.
Eu não ofendi absolutamente em dizer o que entendo normal, no momento quando me dirigi a ela, com o coração revestido da maior pureza e boa vontade, até mesmo pensando que estaria interagindo em forma de colaboração.
Agradeço por se dirigir a mim com respeito, afirmando que, da minha parte, está tudo encerrado, mesmo porque eu já tirei tudo que tinha dito, sobretudo, fazendo questão de dizer que ela tem todo direito de pensar, agir e fazer o que quiser e na forma que entender.
É preciso que fique claro que eu não contestei absolutamente nada do que ela me respondeu.
Eu apenas disse para que ela viva como bem entender e dei o caso por encerrado, com as minhas desculpas.
Também não fiz referência ao comportamento dela e muito menos do grupo com quem ela se relaciona, porque isso é questão de foro íntimo dela.
Sobre o colete em si, ela, muito atenciosamente disse o seu significado, que nem havia necessidade de esclarecer nada, haja vista que eu apenas imaginei que a pessoa que se expõe nas redes sociais, cheia de beleza e lindeza, demonstrando carregar muito amor no coração, não combinaria com a expressão ostentada no seu colete, que significa, dicionariamente, que a pessoa não está nem ai para com os outros, quando está indignada, ou ainda sem paciência.
Tudo isso foi dito com todo respeito e educação, jamais imaginando que essa ingênua participação pudesse causar tamanha celeuma, como se eu a tivesse massacrado e apequenado a personalidade de alguém que, ao contrário, merece todo meu respeito, por ela ser pessoa como eu e digna de viver as belezas e as maravilhas desse mundo de Deus.
Brasil: apenas o ame!
Brasília, em 19 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário