terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ao mestre, com carinho


É comemorado, nesta data, o Dia do Professor, que é o dia em que a maioria das pessoas há de se lembrar da sua professora, do seu professor ou do mestre que, mesmo não sendo professor propriamente, consegue transmitir um pouco do seu conhecimento, em benefício do seu semelhante.
Desde os primórdios do Homo sapiens, sempre existiu a figura do professor, porque a base do conhecimento exige a presença de alguém para orientar, ensinar, mostrar as artimanhas do saber, da educação e, enfim, a luz que melhor possa facilitar e ajudar a superação da ignorância.     
No meu caso específico, depois de me formar, senti-me a atração do forte sentimento da motivação e da vocação para lecionar, seguindo o exemplo de meus professores e professoras, que demonstravam absoluto empoderamento no comando da sala de aulas, na avidez dos alunos pelos conhecimento e aprendizagem.
Até que cheguei a ser contratado para ministrar o pouco do que tinha acumulado nos bancos escolares, mas as circunstâncias da vida me impediram de dar continuidade ao projeto que eu sempre sonhara como profissão e que até havia me preparado para o mister.  
Sinto enorme frustração por ter sido professor por muito pouco tempo, que nem posso afirmar que já fui professor, mas posso dizer que seria a pessoa mais feliz do mundo se eu tivesse tido condições de continuar no magistério, porque sinto no coração a grandeza das pessoas que se dedicam de corpo e alma à missão mais nobre entre todas as demais.
Na verdade, com a ausência do professor, não existe conhecimento pleno e, se houver conhecimento, não será tão completo se houvesse a presença dele, para transmitir a arte do saber, da educação e da formação, com a segurança da experiência e da certeza de que o seu trabalho é desenvolvido com base nas lições carinhosamente preparadas pelo mestre, que se especializa a fundo na sua profissão, exclusivamente para transmitir o que se imagina seja do bom e do melhor, em termos de sabedoria, conhecimento e amor aos seus alunos.
Com o máximo de admiração, veneração e ternura, parabenizo os professores e as professoras, na merecidíssima comemoração do Dia do Professor, suplicando a Deus que aumente cada vez a vocação das pessoas para a escolha de missão tão importante para a humanidade e que os governantes tenham o discernimento de valorizar, em termos salariais e condições de trabalho, a profissão de professor, que é considerada a mãe das demais, porque sem ela até pode haver tudo o que há neste mundo, porém sem a perfeição que se pretende para o bem da humanidade.
Ao mestre, com carinho!
Brasília, em 15 de outubro de 2019  

Nenhum comentário:

Postar um comentário