sábado, 30 de maio de 2020

Elogios de Xavier Fernandes


Diante do anúncio da conclusão de meu 44* livro, que foi dedicado do ao meu tio Dior Queiroga, o festejado escritor, historiador, músico e professor Xavier Fernandes houve por bem escrever importante mensagem, vazada na seguinte mensagem, que tem sentido bastante generoso em elogiar o meu trabalho literária.
O mencionado texto tem a seguinte mensagem: “Caríssimo irmão e ilustre ESCRITOR: Antônio Adalmir, QUERO parabenizá-lo por mais uma obra da sua vasta e brilhante enciclopédia autoral. O seu 44. Livro, que com certeza é mais uma relíquia de Grande e importante valor literário, que nos orgulha, são textos primorosos da sua lavra, incansável escritor, historiador, analista e comentarista que nos traz com Grande complexidade tantos assuntos e temas interessantes que resgatam com brilhantismo as histórias da vida e também da nossa terra, como também dos nossos grandes e importantes personagens, da nossa gente tão especial que fizeram com que toda essa história acontecesse durante décadas. Seu Trabalho é prefeito, impecável e admirável pela riqueza do seu conteúdo vocabular e a originalidade com que trata com conhecimento profundo, cada um dos seus artigos. O ilustríssimo conterrâneo é a nossa maior referência, literária, Cultural e intelectual historiador, Já está com uma obra magnífica que as futuras gerações terão como primorosas fontes de pesquisas e informações seguras e fidedignas, escritas por um sábio e intelectual escritor, que tem prazer e dedicação em registrar com perfeita inspiração e conhecimento os valores das personalidades e os fatos importantes que fizeram parte e são das nossas raízes, foram todos esses fatos e acontecimentos que nos fizeram está aqui. E principalmente VOCÊ. Pra contar com estilo e elegância essa linda história. Parabéns também pela homenagem ao seu Tio Dior, conheci muito, um grande cidadão de caráter, digno, trabalhador, comerciante, Agricultor, Era um homem muito alegre, brincalhão, participativo nos eventos da cidade. Gente muito boa que tem uma história respeitável de um excelente chefe de família. Casado com sua tia Dona Maria da Conceição formavam um casal exemplar, constituíram uma família 6 filhos de homens e .Mulheres de bem ilustres cidadãos de. Caráter e responsáveis. Parabéns pela merecida homenagem e por mais uma Obra da sua Brilhante coleção. Um forte abraço. Saúde!”.
Em resposta, eu que disse ao estimado e respeitável mestre Xavier Fernandes que as suas ricas, profundas e incisivas manifestações sobre as minhas obras literárias já não me surpreendem mais, porque são todas dotadas do mais elevado nível de sabedoria e intelectualidade que me dão o enorme prazer, a ponto de ficar inebriado com as suas palavras que têm o poder de extravasar, de forma exagerada, meus modestos merecimentos de dedicado e apaixonado escravo da escrita, simples, sem pretensões, senão de procurar ser o mais objetivo na exposição dos fatos da vida, por ter entendido que é algo que me satisfaz prazerosamente e isso me faz ainda mais feliz quando recebo homenagem com tamanha magnanimidade, vinda do notável historiador, escritor, professor, músico e, como eu, eterno apaixonado pela nossa terra natal, mestre Xavier Fernandes.
Ao qual agradeço de coração essa especial honraria, que tem o condão de marcar meus sentimentos, pois sei muito bem que isso é forma generosa de me estimular a ser mais cuidadoso e primoroso na elaboração de minhas crônicas, notadamente na certeza de que elas estão sendo lidas por pessoas de fino gosto literário, que exige textos muito bem elaborados, sob pena de eu deixar de ser merecedor de obra-prima como esta que acabo de degustar, com o primor extremamente cativante, que somente me sinto na obrigação de agradecer por meio do coração eternamente sensibilizado com essa forma de manifestação atenciosa.
Muito obrigado, mestre Xavier Fernandes, rogando a Deus que amplie, se ainda for cabível, os seus níveis de bondade e intelectualidade, dizendo que as suas falas vieram com tonelada de responsabilidade sobre meus ombros, pela compreensão que tenho quanto à necessidade de, senão manter o padrão da escrita, mas de aprimorá-lo ainda mais, sob pena de perder a oportunidade de colecionar tão estimulantes elogios.
Brasília, em 30 de maio de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário