sexta-feira, 8 de maio de 2020

O patrono dos corretores


A senhora Tereza Fernandes, de Uiraúna, Paraíba, interveio na coluna onde consta meu novo perfil, para dizer verbis: “Muito bom ler seus escritos... só parabenizá-lo por esse grande talento. Acompanho aqui pelo Facebook o que você escreve. Orgulho de ser sua conterrânea, sei que não me conhece, mas sei que pelo menos já ouviu falar em meu pai José Daniel.”.
Ao ensejo do agradecimento de palavras tão agradáveis de se ouvir, em razão do carinho elogioso ao meu trabalho literário, eu disse àquela distinta amiga conterrânea que eu tive as subidas satisfação e honra de conhecer sim, e muito bem, o seu querido e saudoso pai, o senhor José Daniel Duarte.
Ele foi um dos donos de Uiraúna, por possuir casas, prédios e terrenos em cada palmo da cidade (força de expressão, naturalmente).
Ele deveria ser, com todo mérito, o lídimo patrono dos corretores, por ter sido estrategista e muito experiente nas suas vendas, tendo a capacidade de dificilmente perder negócio.
Além do mais, ele era inteligente e atento a tudo, em termos de imóveis, dominando com maestria as suas atividades e os seus empreendimentos.
Aliás, em Uiraúna, no ramo imobiliário, somente ele batizava e casava, com habilidade todas as transações imobiliárias.
Ele gravou uma frase que ficou famosa e eternizada, que diz, mais ou menos, isso: "Assim você me lasca, neguinho", de tão esperto que ele era, exatamente quando a proposta do negócio lhe era desfavorável.
Ele se tornou conhecido por sua generosidade, por ter construído e doado ao patrimônio da igreja Jesus, Maria e José a Capelinha de São José, situada no bairro do mesmo nome, fato que certamente mostrou a sua devoção ao santo que lhe emprestou o nome.
Foi, sem dúvida, um dos maiores uiraunenses que conheci, por ter sido pessoa de muito caráter, respeitador, honesto, justo e um dos maiores empreendedores do seu tempo.
Ele construiu família maravilhosa, que tive o prazer de conhecer parte dela, como Firmo, Nicácio, José Milton, por exemplo, pessoas nobres e de fina educação.
O certo é que eu aproveito o ensejo para transmitir à senhora e receba em nome da sua família e, por favor, transmita a eles, inclusive aos descendentes do patriarca, a minha eterna admiração ao saudoso senhor José Daniel Duarte, pessoa espetacular e excepcional, que muito dignificou e honrou a nossa querida Uiraúna, sendo merecedor dos aplausos do povo daquela cidade, por ter realizado obra inigualável, em prol do seu desenvolvimento.
Brasília, em 7 de maio de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário