segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Cuidados com fake news

 

Em grupo de WhatsApp, alguém fez interessante texto, para chamar a atenção sobre o compartilhamento de notícias muitas das quais inverídicas, em forma de fake news, que são disseminadas sem nenhum cuidado quanto à checagem se elas são verdadeiras ou não.

A verdade é que a polarização fez suscitar tudo que é notícia, sendo que a sua maioria vem sendo forjada justamente na tentativa de se criar confusão e acusações muitas das quais sem a menor plausibilidade, porque a finalidade é precisamente a transformação da normalidade.  

Meus aplausos por mais do que ponderadas as sensatas colocações desse texto, porque ele pretende alertar a todos nós pelas nossas precipitações no compartilhamento de muitas notícias criadas justamente para criarem confusão e desarmonia na mídia.

Veja com muita preocupação o afã de condenação em tudo, sem mesmo se ter certeza sobre a veracidade dos fatos.

Eu mesmo já cometi muitas falhas nesse sentido, mas tenho procurado ser mais cauteloso com muitas notícias, embora não tenha sido fácil a distinção entre o que é falso e o que é verdadeiro.

Convém que os casos sejam cuidadosamente avaliados quanto à veracidade, sob pena de se cometer involuntária injustiça, em razão de inevitável precipitação.

É verdade que há enorme ânsia de se mostrar os casos, em especial quando eles são agravantes contra o status quo, como forma de justificar a necessidade de urgentes medidas saneadoras, em especial em se tratando da imprensa, que até pode e tem enorme influência na vida da sociedade.

          Isso é fato incontestável, mas acredito que cada um de nós pode sim evitar que a desgraça fique ainda maior, bastando que nos policiemos, com relação à divulgação dos fatos e das notícias que surgem aos borbulhões, não é verdade?

          Desculpem-me pelo apelo à sensibilidade, mesmo sabendo que o instinto do brasileiro é realmente o de logo tocar fogo em tudo e salve-se quem puder.

Com o meu carinho a todos

Brasília, em 8 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário