quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Sentimento de cidadania!

 

Em razão de o Facebook ter republicado o texto onde fiz homenagem, há um ano, ao professor Orlando Fernandes, o estimado primo Rinaldo, filho do festejado mestre, escreveu a seguinte mensagem: ”Obrigado Primo com tantas palavras bonitas ao meu Pai, agradeço de coração a você e todos os seus familiares.”.

Em resposta, eu disse que é maravilhoso se falar sobre a pessoa da estirpe do saudoso professor Orlando Fernandes, porque isso é a maneira mais pura de se resgatar a alegria da vida que ele tanto valorizou, na qualidade pontificada por ele, em especial, de profissional da Educação Física, que diz de perto com a prática de bons hábitos de bem viver.

Quanto mais se fala sobre o mestre Orlando, mas se evoca a necessidade de seguir os bons exemplos de educar disseminados por ele.

A propósito, já ressaltei, em várias oportunidades, a imperiosa necessidade da criação de espaço público, a exemplo da Praça de Exposição, em Uiraúna, destinado à colocação de bustos, sob a devida regulamentação, que pode perfeitamente ser da incumbência da colenda Câmara de Vereadores, das pessoas ilustres da cidade, a exemplo do formidável mestre dos mestres Orlando Fernandes, com a inscrição da síntese do legado do homenageado.

Isso tem a importância da representação do melhor sentimento de civilidade e cidadania, em forma de engrandecimento da cultura de um povo, em se reconhecer publicamente o legado dos filhos e personagens ilustres que muito fizeram em prol do progresso da cidade, em diversas atividades, como econômica, artística, cultural, social, política etc.

Trata-se de gesto simples, praticamente sem custo, mas da maior importância para a cidade, em termos culturais, que é justamente cuidar da valorização sobre a lembrança das pessoas influentes, que se empenharam e se dedicaram à prática do bem, em benefício da comunidade.

Repita-se, a exemplo do notável trabalho realizado pelo ilustre e sempre festejado professor Orlando Fernandes, que, por sua grandeza intelectual, moral e educacional, merece ser eternamente reverenciado por seus conterrâneos, onde melhor deva ter o seu devido destaque.

Salve os professores de Uiraúna, na pessoa do seu patrono, o nobre professor José Orlando Fernandes.

Muito obrigado.

Brasília, em 18 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário