segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Feliz lembrança!

 

Logo embaixo de fotografia aérea da Escola de Especialistas de Aeronáutica, publicada no WhatsApp de nosso grupo, o mestre Sérgio Gonçalves escreveu lindo texto onde faz interessante resumo de algumas rotinas dos alunos desse educandário, por ocasião do nosso duro convívio, mostrando o quanto valeu a pena o sacrifício, diante do louro da vitória.    

Eis o texto: “Nessa Escola aí a coisa funcionava! A gente iniciava domingo à noite e só terminava na sexta à tarde, as vezes se estendia pelo fim de semana também. Era tudo nosso, éramos responsáveis pela limpeza e arrumação dos nossos alojamentos, por manter a segurança e o bom estado das salas de aula e das demais instalações de nossa escola. Chamávamos tudo isso de "serviço". Ali tudo funcionava e dava certo. Tudo era comum, vivíamos em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em camas iguais, acordando e dormindo no mesmo horário. Nossas manifestações de patriotismo eram contagiantes, aconteciam todos os dias antes do almoço, chamavam de parada diária, passávamos todos juntos, cantando e gritando tanto que os corações mais fracos chegavam a estremecer. Saudades da época que os estudantes se preocupavam em crescer estudando e lutando para ser um bom cidadão e contribuir assim para o crescimento do nosso Brasil! Escola de Especialistas da Aeronáutica, mais conhecida como Berço dos Especialistas, há 81 anos forjando Homens e Mulheres como cidadãos de bem a serviço da nossa Pátria!”.

Parabéns, querido irmão Sérgio.

É muito bom se relembrar de importantes momentos vividos com muita intensidade, até nos limites da resistência humana, como sempre aconteciam conosco, no dia a dia dos estudos e das tarefas necessários à formação de Terceiro Sargento.

Naquela época, todo empenho valia a verdadeira medalha de ouro e cada aluno se esforçava ao máximo para figurar no pódio.

Era bonito ver a garra da meninada que disputava palmo a palmo o mesmo lugar ao sol com os ex-cabos velhos, muitos dos quais casados e pais de família, tendo o maior empenho para terminar o campeonato com a tão sonhada medalha no peito, ou melhor, com as divisas de sargento fincadas nos braços.

Concluir o curso de Terceiro Sargento foi algo extremamente importante para mim, por ter ali a absoluta certeza de que eu me convencia de que eu seria capaz de enfrentar qualquer obstáculo colocado à minha frente e vencê-lo, diante do fato de me reconhecer como verdadeiro “herói” de mim mesmo, de ter conseguido superar a dureza de ensino mais exigido do país, em termos de esforços para se atingir a melhor qualificação profissional, em nível de preparo e conhecimento técnico-especializado, quanto à formação pretendida.

Agradeço a Deus por ter permitido que eu tivesse ido para a amada “Faculdade de Pedregulhos”, em Guaratinguetá, São Paulo, para integrar exatamente a melhor turma que já passou pela querida Escola de Especialistas de Aeronáutica, a quem não me canso de render profunda homenagem de reconhecimento e gratidão por seus valiosíssimos ensinamentos.

O meu eterno carinho à escola e aos amados colegas de bancos escolares, que se comportaram com muita lealdade e amor, na apertada trincheira onde cada um lutava renhidamente para fincar a sua bandeira, em cujo espaço, enfim, foram hasteados os lábaros de todos, para a felicidade geral.

Muito obrigado

Outro guerreiro de batalha, Antônio, escreveu belo texto, dizendo sobre a sua alegria de ter participado de nossa luta rumo às tão sonhadas três divisas, nestes termos: “Meu querido amigo e irmão de turma Adalmir, vossas palavras me comoveram em saber que fiz parte integrante de sua conquista das 3 divisas que todos nós conquistamos. Você já com a experiência e tempo de caserna e nós, oriundos do meio civil, do convívio com os pais, ingressamos na melhor Escola de Formação para nossas vidas e fizemos parte dessa história tão reconhecida como a turma 162. Meus mais sinceros e respeitosos agradecimentos meu querido irmão, pela grande afinidade que você me fez sentir como um grande integrante de tua jornada profissional. Forte abraço amigo.”.

Em resposta à amável mensagem, eu disse que fiquei feliz e sensibilizado com as carinhosas palavras de Antônio, em reforço do pouco que eu disse do quanto devo de gratidão pelo educandário que correspondeu em competência em tudo que eu precisava para alcançar muito mais do que imaginava na vida, em termos de sucesso, que reconheço que foi muito além do que eu sonhava antes de ingressar na fantástica EEAer, motivo da minha incontida alegria quando tenho oportunidade para manifestar, em atestamento pessoal, o que sinto de amor e gratidão a quem certamente fez o maior bem na minha trajetória de vitórias na vida profissional, evidentemente graças aos meus esforços, porque sem eles nada se consegue.

Muito bom, amigo, pudermos congraçar agora pela feliz lembrança do nosso passado de luta por ideais comuns.

Muito obrigado.

Brasília, em 7 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário