sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O valor do passado

 

Diante de crônica que manifestei fatos da minha vida de infância, passados no sítio Canadá, respeitável conterrânea escreveu a seguinte mensagem: “Cada um de nós temos uma história pra contar da nossa origem... e a sua é muito bonita... oh sertão que eu AMO!! Essa casa merece um quadro, muito linda ela.”.

P       rezada amiga, isso que a senhora disse é pura verdade que aconteceu na nossa infância, em que cada pessoa se deparou como o seu mundo só seu.

Procuro valorizar muito o passado, com suas glórias e insucessos, porque, por certo, ele é a base do que somos agora.

O meu passado não poderia ter sido melhor do que foi e Deus é testemunha disso.

É só perguntar a Ele, que tenho certeza de que tudo inventado por mim Ele vai confirmar direitinho, embora tudo da minha história seja mantido como segredo nosso.

Sempre que escrevo sobre minha infância no Canadá, Deus fica balançando a cabeça, admirado como eu tenho tanta imaginação para inventar muitas histórias lindas, só que elas existiram de verdade.

Eu apenas respondo que a culpa é Dele que me deu o dom de escrevinhar as palavras e me permitir que eu esticasse conversas para tudo que lado, pois quem tem a caneta na mão pode sim dizer muito além da imaginação, inclusive falar com muito amor e carinho a minha infância de sonhos, que realmente foi vivida por mim mesmo, no exato momento que precisava ser vivido, cercado exatamente dos fatos que tenho narrado, com muito carinho e um tantão de saudades.

É verdade que, depois de muitas bonanças e outras nem tanto, essa que é a verdade, a vida passou a ser de verdade quando, a partir de então, eu fui obrigado a entrar em túnel longo e de caminhos certos e obtusos, para tentar construir a minha verdadeira história de vida, que imagino não poderia ter sido melhor do que foi e é, porque ela foi organizada com muito esforço, disposição, perspicácia e coragem.

Às vezes, penso que a minha vida contada, até com exagerado entusiasmo, poderia servir de estímulo ou até mesmo inspiração para gerações, mas logo me desvaneço de tão fastidiosa aventura em escrevê-la, na certeza de que ninguém teria capacidade, sem menosprezo a nada nem a ninguém, para enfrentar exatamente os mesmos obstáculos e situações pelas quais fui obrigado a enfrentá-los.

Na verdade, nada se conquista facilmente, só em imaginar para que aconteça, porque nada cai diretamente do céu, por acaso, por mera obra de milagre.

Toda vitória pressupõe empenho, garra, luta, persistência e muita boa vontade por parte de Deus, porque, contar com a ajuda Dele, é fator primordial quando se precisa escolher os melhores caminhos para serem seguidos, posto que eles se abrirão mais facilmente quando se tem amor no coração, que tem peso nas avaliações do Criador.

Deus foi e tem sido generoso para comigo e sabe recompensar com muito espírito de justiça, segundo o ditado bíblico, que diz: dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, segundo o sentimento de justiça e de mérito que merece cada filho do Arquiteto do universo.

Muito obrigado.

Brasília, em 5 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário