quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

O apoio de amigo

            Diante de mensagem em que um dileto amigo tece elogios ao meu trabalho literário, um companheiro da Escola de Especialistas de Aeronáutica aproveitou o ensejo para também dizer do seu apreço ao que escrevo, tendo afirmado:  Seu conterrâneo no texto deste final de semana, reiterou uma coisa que a gente já sabia, você é um excelente cronista e escritor, orgulho dos seus conterrâneos e de nós da 162ª, especialmente dos ES.”.

Em resposta à mensagem de carinho, eu disse que bom para mim que tenho pessoas notáveis, como você, que me avaliam bem acima do meu merecimento, como assim penso.

Fico muito feliz por merecer tamanho carinho que é forma especial de apreço, por parte dos amigos, em enxergar qualidades literárias nos meus textos, que escrevo pelo prazer de interpretar os fatos da vida, sob a minha visão talvez com interesse em mostrar que a verdade das pessoas não é absolutamente igual nem imutável, quando existem outros propósitos trazendo novas ideias, inclusive no mundo político, com as suas perspectivas e diversidades, porque todos nós somos políticos por natureza e o conjunto dos pensamentos pode ajudar na construção do Brasil bem melhor.

Assim penso e tenho tentado escrever as minhas ideias segundo a vontade de mostrar novas perspectivas, evidenciando ângulos diferentes, sob a minha visão pessoal, sempre passível de discordância, mesmo sabendo das dificuldades de mudança de mentalidade política, que vem sendo conduzida, nos últimos tempos, no Brasil, segundo a influência da terrível polarização ideológica, com tendência em defesa sempre de que é melhor a filosofia da direita ou da esquerda, mas sempre e invariavelmente em detrimento dos interesses maiores do Brasil.

Enfim, agradeço muito os seus apoio e estímulo ao meu trabalho literário, que realmente tem por propósito a tentativa de refletir a minha intenção de ser útil à sociedade, de alguma forma, porque o pior mesmo é ficar calado, porque isso não acrescenta absolutamente nada ao conhecimento do homem moderno.

Muito obrigado.

Em seguida, o amigo da escola escreveu outra mensagem, dizendo: “Fique tranquilo, todos os seus trabalhos são sempre dentro de uma ótica com muita lógica, naturalmente que com muito cuidado e profunda sabedoria que lhe é peculiar com relação as partes gramaticais dos termos, o que é no meu ponto de vista um belo exemplo. Confesso que sou fã de seus trabalhos e faço parte da torcida de que, com a graça de Deus e muito em breve, seja um dos integrantes da ABL.”.

Com a gratidão pelo carinho do amigo, eu disse que tinha ficado lisonjeado com as palavras de estímulo dele, principalmente em enaltecer a qualidade gramatical de meus textos, que têm sido claros e objetivos, segundo penso.

Achei bastante interessante a ideia do meu ingresso na Academia Brasileira de Letras, mas aproveitei para afirmar que ali só entra com base na pistolagem e não no mérito, que nem precisa ser escritor.

Citem-se, como exemplos, os casos do cantor e Gilberto Gil e Fernanda Montenegro, que não escreveram senão livros de fotografias e biografias, enquanto renomados escritores são ignorados a planos secundários, quando a ABL é a casa do escritor, por excelência, ou seja, de quem realmente escreve e enriquece a literatura brasileira.

Como escritor, mesmo assim, eu teria poucas chances, porque ali tudo funciona na base de quem indica, com QI bastante alto.

Agradeço muito o seu carinho.

Muito obrigado.

          Brasília, em 31 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário