segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Bom exemplo dos passarinhos

 

Normalmente, nada tem sido fácil, na vida, diante dos obstáculos naturais que surgem de toda ordem e isso faz parte do cotidiano, enquanto houver vida.

A verdade é que a própria natureza se encarrega de criar uma série de desafios que são colocados no caminha da vida, para serem, necessariamente, enfrentados, na essência da criação da solução para eles, mostrando que o homem tem condições e inteligência de tal forma que nos permite superá-los com obstinação.

Nesse caso, tomem-se por exemplo as dificuldades encontradas pelos passarinhos, criaturinha da natureza que vive em volta de situações desagradáveis, mas sempre encontrando meios para superá-las.

Com sua insuperável paciência e perseverança, esse bichinho tem muito a nos ensinar sobre a vida...

Quem nunca observou como os pássaros enfrentam situações difíceis, na construção dos seus ninhos?

Eles passam dia após dia construindo seus ninhos, com materiais coletados e trazidos de muito longe.

Eles fazem isso com tantos carinho, esforço e amor, mas, muitas vezes, seus ninhos são destruídos por força da natureza ou por ação do homem e de outros animais, justo quando eles estão prestes a porem seus ovos ou até mesmo depois disso.

A verdade é que, quando isso acontece, os pássaros não param nem desistem de seus intentos, uma vez que eles voltam a reconstruir, pacientemente, os seus ninhos, até que eles possam pôr os seus ovinhos.

Muitas vezes, antes de os ovos chocarem, o ninho é mais uma vez destruído, por tempestades ou predadores, com o seu precioso tesouro dentro: os ovinhos.

Sem dúvida alguma, é muito doloroso começar de novo, mas mesmo assim, os pássaros nunca desistem e recomeçam tudo, ainda mais fortes e cantando e construindo, cantando e construindo...

Alguma vez alguém já sentiu como seus esforços fossem em vão?

Na luta do quotidiano, alguém já pensou consigo mesmo: “Chega! Isso não vale o esforço... Eu não consigo mais tanto sacrifício!”.

É natural que alguém se canse das batalhas e dos desafios do dia a dia, da confiança traída, das promessas desfeitas ou não cumpridas e, enfim, dos objetivos não conquistados?

Na realidade, todo mundo passa por situações semelhantes, até mesmo os pássaros, mas, nem por isso, é preciso não se perder a fé nem vir a desistir de seus propósitos!

Mesmo que os contratempos da vida insistam em lhe machucar, continue a alimentar seus objetivos e ter esperança de conquistar os seus sonhos, principalmente quando os horizontes ainda se vislumbram à sua frente.

O importante é fazer igual aos pássaros, que não temem os empecilhos e as intempéries, exatamente porque eles são previsíveis, tanto para os bichinhos como para o homem.

Se os seus sonhos de despedaçarem, se desfizerem por motivos alheios ao pretendido, siga adiante, coletando os pedaços e os construa novamente, sejam quais e quantos forem os obstáculos a serem enfrentados.

Nunca perca a esperança, a coragem e a fé, porque a vida é eterno e constante desafio, mas vale a pena aceitá-lo, porque temos condições de superá-lo.

 Enfim, convém sempre lembrar de que, acima tudo, é preciso se aprender com a tenacidade dos pássaros, que continuam cantando, obviamente na esperança de conseguir realizar os seus sonhos, no aconchego do calor de seus ninhos.

Brasília, em 5 de fevereiro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário