quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Irracionalidade

Conforme mensagem divulgada na internet, foi construída história de humor negro, fazendo comparação do presidente do país e de outros homens públicos com figuras de animais irracionais.

É extremamente lamentável que alguém tenha a insensibilidade para escrever texto tão degradante como essa horrorosa piada, envolvendo pessoas insignificantes e desqualificadas perante a sociedade, na tentativa, por certo, de mostrar que elas também são animais irracionais, em que pese esses políticos serem muito espertos e saberem muito bem o que fazem, principalmente a prática de atos espúrios e inescrupulosos, em benefício de seus interesses pessoais.

 Embora se trate de pessoas que agem contra as causas da sociedade, mas nem por isso faz sentido o envolvimento delas em piada que menospreza a dignidade do ser humano, uma vez que isso fica muito visível a motivação de ódio ou vingança, cujo fato, em si, revela puro sentimento de desprezo aos seres humanos, sem causa plausível para justificar forma inconcebível de desprezo e ódio.

No caso, pouco importa que as pessoas arroladas na piada sejam criminosas da pior espécie, porque, em razão de seus atos nefastos contra a sociedade, elas devem ser julgadas nos foros competentes da Justiça, não cabendo a nós mortais achar que temos o direito de condená-las, sem ter competência institucional para tanto.

É aconselhável que se evite a postagem de vídeos degradantes da dignidade humana, mesmo que as figuras citadas representem a escória da sociedade, cujos atos criminosos praticados por elas precisam ser julgados apenas por quem estiver investido do poder legalmente instituído.

Importa que lembremos, no presente caso, o velho e salutar adágio segundo o qual não se deseje para o próximo aquilo que não se pretende para si.

            Brasília, em 7 de fevereiro de 2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário