domingo, 30 de agosto de 2020

O sentido maior do bem

 

Como forma de cortesia, eu enviei ao doutor Francisco Orniudo Fernandes, para conhecimento, a crônica intitulada “Carinho ao povo de Uiraúna”, em razão de o assunto versar sobre as pessoas dele e do seu saudoso pai, o celebrado cidadão uiraunense Francisco Euclides Fernandes.

Logo em seguida, recebi importante mensagem do doutor Orniudo, vazada nestes termos: “Bom dia, Adalmir. A você e o nosso estimado cronista Xavier Fernandes, eu não adjetivos para expressar tanta generosidade e gratidão pelas homenagens prestadas e divulgadas. Xavier, além de cronista, que tem a grande qualidade de resgatar a história de Uiraúna e seus benfeitores é um exímio multiinstrumentista herança do inesquecível e ilustre amante das artes, seu pai Ariosvaldo Fernandes. Ariosvaldo foi um homem multiprofissional, exímio alfaiate, músico e apaixonado pela  sétima arte. Ele difundiu o cinema em Uiraúna(PB), Luiz Gomes e Paraná (RN). Foi também um grande benfeitor da cidade. Xavier é um ser humano abnegado e dedicado, apoiando e conduzindo os pacientes encaminhados de nossa cidade para serem atendidos e internados nos diversos hospitais da capital; sobretudo, o Hospital Napoleão Laureano  onde trabalhei 13 anos na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Xavier é uma figura simples, humilde e competente, genética de seu Joãozinho, dona Ubaldina, Ariosvaldo e Zeneide. Abraços”.

Sem demora, eu respondi a tão amável mensagem, dizendo exatamente que  endossava, doutor Orniudo, as suas palavras sobre o nobre conterrâneo mestre Xavier Fernandes, como pessoa inteligente e generosa, que tem prestado relevantes serviços em benefício do povo de Uiraúna, com destaque para os aspectos humanitários, sociais, literários e culturais.

Realmente, não é novidade alguma que venha sendo implementado pelo eminente mestre Xavier Fernandes esse lindo sentimento de solidariedade e amor ao próximo, precisamente em  razão da sua requintada e pura genética, da mais refinada sensibilidade humana, nas pessoas de seus saudosos avós, Seu Joãozinho e dona Ubaldina, e pais, maestro Ariosvaldo Fernandes e dona Zeneide (esta ainda muito amada, nos braços e no amor de seus familiares), ícones de Uiraúna e exemplos maiores de sociabilidade e amor ao seu semelhante, à vista de seus legados em benefício da sua geração, cujas obras são notórias e marcantes na história de nossa terra.

Rogo a Deus que o nosso ilustre, sapiente e generoso, mestre Xavier Fernandes continue a nos brindar com importantes obras beneficentes de cunho humanitário, cultural e literário, que têm sido a sua espontânea maneira de demonstrar o seu amor ao povo de Uiraúna e de honrar a grandeza histórica de seus antecedentes familiares.

Com o meu abraço.

Sinto-me muito honrado em puder enaltecer, em pinceladas, um pouco de tantas qualidades de nobreza desse imponente e ilustre filho de Uiraúna, o professor Xavier Fernandes, que tem dignificado a sua origem, com bons exemplos de magnanimidade e sabedoria, por meio de importantes e vastas obras, que são reconhecidas por seus conterrâneos como sendo merecedoras de aplausos, que são a única maneira que se mostra capaz do agradecimento que brota espontaneamente dos corações das pessoas.

Muito obrigado mestre Xavier Fernandes, por sua demonstração de amor ao próximo e contribuição à cultura, na certeza de que a sabedoria de Deus também agradece por sua voluntariedade em servir no sentido maior do bem.

Brasília, em 30 de agosto de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário