domingo, 9 de agosto de 2020

Obrigado, papai Vaneir

 

"O coração de um pai é a obra-prima da natureza.”. Abbé Prévost

 

        Tenho merecido as melhores bênçãos em forma de permanentes e continuadas generosidades vindas de Deus, ao me proporcionar marcantes e maravilhosos presentes celestiais.

O primeiro e principal presente foi a minha vida, que é dádiva perfeita da vontade magnânima de Deus, acontecida por obra e graça do amor de meus pais, evidentemente com a participação especial de meu sempre amado e saudoso papai Vaneir, que me concebeu e me criou para a vida, juntamente com a também amada e saudosa mamãe Dalila.

Com isso, manifesto-me feliz e agradecido a Deus por todos os importantes presentes que coleciono na minha existência, afirmando, sem dúvida, que o maior e mais sublime deles eu ganhei de meu pai, que teve a colaboração especial da minha mãe, sem os quais eu jamais teria qualquer outro presente.

Todo filho, por mais pobre que seja, já nasce com a maior das riquezas do mundo, que é a vida, e o pai é um dos principais artífices dessa obra genial, que  é indispensável nesse belíssimo processo da natureza.

Neste dia especial dedicado aos pais, volto meu pensamento, em fervorosa oração, direcionado para Deus, em agradecimento por ter nascido no lar de meus pais, que foi o lugar escolhido para que tudo se operasse exatamente conforme a vontade divina, onde eu tive as melhores e importantes oportunidades para estagiar e experimentar todos os processos da aprendizagem da vida e depois quando vim embora para Brasília, aos 17 anos de idade, já me sentia com “doutorado” e “pós-doutorado” com os recursos que me permitiram ingressar na perigosa aventura da independência pessoal.

Guardo com muita gratidão os importantes ensinamentos hauridos, com especial atenção, do meu querido pai e os pratico a vida inteira, diante da certeza de que eles eram valorosos princípios da vida.

Meu pai sempre foi pessoa sem recursos, em termos de valores, bens ou dinheiro, mais ele sempre foi podre de rico de honestidade, dignidade, pureza no coração, camaradagem, amor ao próximo e simplicidade diante das pessoas, cuja riqueza, sem perceber, ele fazia questão de esbanjar, involuntariamente, sem a menor cerimônia.

Por todo esse estado de espírito e pelo seu sentimento de satisfação com a vida, papai demonstrava ser a pessoa mais feliz do mundo e ainda levava a vida mais simplória dos mortais.

Sem dúvida a pureza d’alma de papai Vaneir era realmente contagiante e essa magnífica qualidade pessoal ele conseguiu transmitir para seus filhos, que souberam aprender muito bem as suas lições, que apenas foram assimiladas pelo precioso mecanismo da simbiose, porque as coisas úteis e importantes da vida se aprendem naturalmente e jamais serão esquecidas.

Por seu turno, há outra verdade que precisa também vir à tona neste momento de carinho dedicado aos pais, porque é muito importante que ela seja revelada, como a outra face da moeda, normalmente oculta deles, até mesmo pela necessidade da revelação do verdadeiro sentimento familiar.

Pois bem, é sabido que muitos país não foram ou não são somente esses “santinhos” que se procuram enaltecer as suas qualidades nesta data especial que se comemora o seu dia, com amor e gratidão, quando sempre se agradece com efusividade tão somente as suas bondades, os seus bons exemplos de cidadania, sabedoria, compreensão, carinho etc., como se eles estivessem imunes aos pecados da vida, inerentes ao ser humano, como eles nunca se desviassem da cartilha dos bons exemplos e que não merecessem também puxões de orelhas.

O sentimento que se tem é o de que, mesmo cometendo possíveis deslizes, as falhas oriundas dos pais sempre precisam ser interpretadas como verdadeiras lições de vida, no sentido que as boas lições são aprendidas com naturalidade, mas, os erros praticados por eles exigem enorme esforço dos filhos para serem interpretados e assimilados também como lição de vida, os quais precisam ser perdoados, evitados e jamais servirem senão como ensinamentos a serem desviados de nossos caminhos.

Isso significa que as falhas de nossos pais também contribuem como importante aprendizagem de vida, porque a perfeição dos filhos reside nesse sentimento de grandeza de reconhecer tanto as qualidade como as fraquezas deles, tendo a inteligente capacidade de conseguir tirar proveito também tanto das boas lições como daquelas em sentido contrário, porque isso faz parte da vida.

Tenho consciência de que não sou o melhor filho do mundo, longe de pensar nesse sentido, mas, por certo, o que tenho feito na vida tem a marca indelével do DNA do meu papai Vaneir, que muito me honra em ter herdado dele essa importante molécula da vida, porque ele foi pessoa com nobre sentimento de amor ao próximo, a quem somente desejou felicidade, qualidades estas que o torna exemplo não somente para seus descendentes, mas para a sociedade.

Diante das circunstâncias, lamento bastante por ter convivido muito pouco tempo com meu querido pai, apenas 17 anos, quando, a partir de então, vim embora para Brasília e raramente tive oportunidade de visitá-lo, mas meu amor por ele nunca deixou de ser manifestado com muito carinho e intensa saudade, de quem sempre teve no coração a eterna gratidão de entender que ele foi, ao lado de mamãe, a pessoa mais importante da minha vida.

Meu último encontro com papai teve significado muito especial, porque ele, já próximo da despedida definitiva, apenas observava os acontecimentos, sem participar de mais nada, e eu, na tristeza daquele momento da vida real, ao me despedir dele, sentado na rede armada na sala, disse-lhe, com o coração em lágrimas, que o amava muito e beijei a fronte dele, que assistia a tudo, mas como se tivesse ausente do mundo, e foi assim que guardo o meu último gesto de amor para com meu saudoso pai, que recebe a minha gratidão especial neste dia.

A missão divina atribuída a papai Vaneir foi cumprida com precisão, exatamente na maneira como planejada pelo bondoso Criador, com o que me sinto muito honrado de ser filho dele e glorificado por essa maravilhoso dádiva da vida vinda dele, que merece o meu mais eterno e carinhoso agradecimento.

Muito obrigado papai Vaneir, formulando preces a Deus para que o Dia dos Pais, onde o senhor estiver, seja comemorado com intensa alegria, porque o seu filho Adalmir o tem como o melhor pai do mundo, porque foi o único que me trouxe à vida...

Parabéns aos pais, neste dia dedicado com muito amor a eles.

Brasília, em 9 de agosto de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário