sexta-feira, 10 de março de 2023

Modernidade

 

Em vídeo que circula nas redes sociais, alguém elencou uma série de objetos que existiam nas últimas décadas do século passado, que se tornaram complemente obsoletos com a modernidade imposta pelo avanço da tecnologia, principalmente com as inovações propiciadas pelas informática, internet e outras invenções que contribuíram para revolucionar a vida das pessoas, permitindo mil facilidades e agilidades nos relacionamentos sociais.

Diante disso, houve quem dissesse, em forma de gozação, que o vídeo tinha sido enviado por engano para ele, justamente como forma de tentar ignorar o conhecimento sobre a existência dos objetos que marcaram época no passado distante, mas nem tanto.

Eu disse que, no meu caso específico, o vídeo tinha vindo no endereço certo, uma vez que tudo isso, cada objeto mostrado nele, fez parte sim da minha vida ou aconteceu em bons e maravilhosos tempos vividos por mim, porque todos foram de grande valia, no dia a dia.

Ma verdade, todos aqueles objetos foram prenúncio do início do  processo que começou para valer mesmo na década de oitenta, com a introdução da informática e da tecnologia avançada, que ganhou impulso, quando desabrocharam os novos inventos em todas as áreas tecnológicas.

A maior importância desse processo aconteceu com a introdução da informática, liderada apelo computador, do celular e todo conjunto da modernidade, que se expandiram em todos os setores e atividades, contribuindo, de forma decisiva, para a comodidade e bem-estar do homem, que passou a usufruir as ricas benesses propiciadas graças a esse importante desenvolvimento do mundo moderno.

À vista da existência dos objetos mostrados no aludido vídeo, cabe a indagação sobre o que seria de nós, hoje, sem a internet, o computador, o celular e tantos outros avanços que acompanharam essa revolução, propiciados pela magistral tecnologia?

Certamente que estaríamos engatinhando, nas trevas do atraso tecnológico, como mostram os objetos mencionados no vídeo, que tinham a sua utilidade exatamente pela falta de outros mais modernos.

Brasília, em 10 de março de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário