quarta-feira, 8 de março de 2023

Parabéns, mulheres!

             O dia 8 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher depois de reiterados e intensos movimentos organizados por mulheres feministas, que tinham por objetivos a melhoria das condições de trabalho e de respeito à dignidade pessoal delas.

Fala-se, com frequência, que a data teria sido escolhida com base no grande incêndio em fábrica têxtil de Nova York, em 1911, para justificar o marco da comemoração, mas, antes disso, já havia a realização de grandes passeatas em defesa de direitos das mulheres, dependendo apenas da eleição da data para a celebração.

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, os movimentos feministas aumentaram nos Estados Unidos da América e na Europa, cujas atividades reivindicavam o direito ao voto e as melhores condições de trabalho das mulheres.

Nessa época, o mundo praticamente passava por verdadeira transformação, em que as mulheres ganharam condição para o trabalho como operárias, em especial nas fábricas, que eram normalmente submetidas a jornadas extensas e em locais insalubres de trabalho, sujeitas  aos altos riscos de acidentes, sem as proteções correspondentes.

Em 26 de fevereiro de 1909, foi realizado, em Nova York, Estados Unidos, o  primeiro dos grandes movimentos pelos direitos das mulheres, em que aproximadamente 15 mil mulheres participaram, reivindicando melhores condições de trabalho.

O primeiro dia nacional da mulher foi celebrado, nos Estados Unidos, exatamente naquele dia, em 26 de fevereiro de 1909.

Na realidade, o dia 8 de março foi marcado, como referência para a data de luta feminista, no ano de 1917, quando muitas operárias ganharam as ruas para protestar contra a fome e a destruição propiciada pela Primeira Guerra Mundial.

Esse importante e marcante protesto já foi finalmente reconhecido como o marco para o início da Revolução Russa, que estabeleceria o deplorável regime socialista soviético.

Finalmente, essa importante data somente veio a ser oficializada, pela Organização das Nações Unidas, no ano de 1975, como Dia Internacional da Mulher, para a celebração das conquistas sociais e políticas das mulheres de todo o mundo, embora essa data já viesse sendo comemorada ao longo dos anos anteriores.

Enfim, hoje é o Dia da Mulher, para quem são rendidas as melhores e merecidas homenagens, pelo reconhecimento mundial por todos os seus atributos de bondade e amor, permitindo que o mundo não seja perfeito, mas bem melhor do que seria sem a sua brava luta permanentemente demonstrada em todos os campos de batalha, dando lindos e maravilhosos exemplo de coragem, empenho, dedicação e as melhores realizações, em benefício da humanidade.

Parabéns, mulheres!

          Brasília, em 8 de março de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário