quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O hospital municipal de Uiraúna/PB

          O deputado estadual de Uiraúna postou, nas redes sociais, propaganda sobre o Hospital Municipal de Uiraúna, onde ressalta a importância dele para a população da cidade.

Aproveitei o ensejo para parabenizá-lo, exatamente por ele aparecer em público para reconhecer a importância de hospital em Uiraúna, a sua terra natal.

É pena que ele apareça com bastante disposição para enaltecer a imperiosa necessidade de tão importante obra, mas tão somente na proximidade da eleição para prefeito e prometer que tudo fará para que o hospital funcione maravilhosamente, porque o povo de Uiraúna bem merece ter essa unidade de saúde, para atender às suas necessidades médico-hospitalares.

A propósito, trago à colação importante mensagem cuja autoria não vou declinar, que foi firmada em 2017, por ocasião de encontro para tratar do hospital regional de Uiraúna, com a reunião da nata das autoridades políticas da cidade, justamente para a discussão sobre a premência da necessidade do reclamado hospital.

O entusiasmo foi aflorado pelos presentes, com promessas de esforços e empenhos com vistas à obtenção dos recursos financeiros para tal finalidade.

Um jovem político de Uiraúna, que, à época, exercia o relevante cargo de deputado federal, asseverou, in verbis: “Firmo meu compromisso de contribuir com a busca por recursos para a construção desse hospital, que é um grande sonho da população de Uiraúna e vai ajudar a melhorar a assistência em saúde de toda região”.

O mencionado político assegurou que “Vou destinar emendas para a construção dessa obra e pedir que os demais parlamentares também possam contribuir”.

Como já disse, não vou declinar o nome do parlamentar porque ele sabe de quem falo, cabendo a ele esclarecer as emendas da lavra dele, para a construção do hospital de Uiraúna.  

Como normal promessa de político, parece que nada foi feito para a realização das apaixonadas promessas, o que é bastante triste que obra da maior relevância tenha ficado apenas no embalo de tão esperançoso encontro.

Também é incrível que as pessoas venham a público, ao ensejo da campanha eleitoral, para elogiar e ressaltar a construção de mera unidade de saúde melhorada, como se hospital de verdade fosse, quando o tanto tempo que o povo vem sofrendo à espera de hospital digno da sua importância, essa obra nunca vai ter a feição de unidade de saúde à altura do que realmente merece a população da cidade.

 É de se lamentar e sobretudo de se estranhar que a cidade administrada, por tanto tempo, por especialistas da saúde, ou mais precisamente médicos, não tenha aparecido nenhum que tivesse ao menos pensado em satisfazer o interesse da população, por meio de hospital, na acepção da palavra, bastaria ter tido interesse político e vontade de atender aos anseios primordiais da população, ou seja, não custaria ter pensado ao menos um momento em beneficiar o povo, até mesmo como recompensa do voto recebido dele.

A verdade é que a obra pública somente existe se houver interesse dos políticos e isso realmente fica claro que não nunca houve, salvo agora, por conta de interesse visivelmente político, como mostram os fatos.

Acredito que também faltou conscientização do povo para cobrar ação efetiva por parte dos homens públicos sobre a sua sensibilização para a verdadeira importância de hospital de verdade, para o atendimento do pessoal da cidade e da vizinhança, em condições de oferecer múltiplas especialidades médicas e aparelhos de última geração, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e tudo o mais que não precisasse de se recorrer aos hospitais fora da cidade.

Certamente que o hospital em construção não passa de mero paliativo, que sequer chega a envergonhar as autoridades que tanto empenho vem fazendo para a sua conclusão, quando, repita-se, a população de Uiraúna merece hospital que possa realmente honrar esse maravilhoso nome.

Fico, de certa forma, decepcionado, como filho de Uiraúna que pensa que seu povo merece sempre tudo do melhor, inclusive o hospital, que os embalos políticos possam servir para justificar a construção de simples unidade de saúde melhorada, que até pode ser motivo de aplausos e orgulho, exatamente à falta de algo melhor, já que inexiste a prestação de serviços médico-hospitalares.

Tal situação pode ser vista como verdadeiro paradoxo, à vista de Uiraúna já ser vista como a terra que nasce médico em todas as casas (força de expressão), mas infelizmente a cidade está fadada a nunca dispor de hospital de verdade, onde eles possam exercer as suas especialidades.

O certo é, com a construção do que estão chamando de hospital municipal, dificilmente Uiraúna contará com hospital da importância do seu povo, porque haverá a acomodação natural com a existência dele e ninguém ousará reivindicar a construção de hospital de verdade, o que seria mais viável, se nada tivesse sido feito, porque a resposta dos órgãos públicos sempre será a de que Uiraúna já tem o seu hospital, ou seja, pode até ser que isso seja verdade, mas insisto que o povo dessa cidade certamente não o merece, mas sim uma unidade de saúde com amplos e abrangentes atendimentos, sob o nome de Hospital Regional de Uiraúna.

          Brasília, em 10 de novembro de 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário