terça-feira, 1 de agosto de 2023

Educação em Uiraúna

 

Em crônica da minha lavra, eu sugeri que a prefeita de Uiraúna, Paraíba, crie grupo de estudos, destinado ao levantamento de subsídios à criação da universidade para essa cidade, cujo texto foi enviado à autoridade compete do município.   

Ao ver a resposta da senhora secretária de Educação, percebi que a minha sugestão não foi interpretada segundo penso.

Eu fiz menção, no meu texto, ao curso de música a ser ministrado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que é muito importante, mas ainda muito insuficiente, em termos de ensino superior.

Não obstante, o meu texto diz respeito à criação de universidade própria para Uiraúna, independente e desvinculada daquela universidade, que pode oferecer os cursos que quiserem, independentemente da universidade da própria cidade, com autonomia e cursos diversificados, o que é ótimo, mas pode não atender às satisfações do ensino superior da região.

Tenho absoluta convicção sobre as dificuldades para a consecução da criação da própria universidade de Uiraúna, tanto assim é que a minha sugestão foi no sentido da criação de grupo de estudos específicos para cuidar exclusivamente desse tema, repito, independentemente de outras iniciativas, porque penso que o importante é Uiraúna ter a sua universidade.

Não posso respeitar a opinião de que a iniciativa tem que partir da UFCG, porque quem tem interesse na criação da sua universidade é o município de Uiraúna e seus dirigentes têm que se conscientizar de que tudo tem que partir exclusivamente dele, do município, porque ele é o interessado direto na implementação das medidas necessárias à criação da instituição superior do próprio município.

Nada é simples quando não se tem boa vontade ou quando se espera pelos outros, como parece ser o presente caso, ao se condicionar a participação da UFCG, que não tem nada a ver com a minha sugestão, infelizmente.

À luz dos fatos, acredita-se que, quando não se tem interesse, sempre se arranja uma desculpa, como nesse caso, que foi apresentado justificativa inaceitável a para não se fazer nada sobre assunto tão importante, porque não tem o menor cabimento para se esperar pela boa vontade da UFCG, o que pode avaliar que Uiraúna nunca terá a sua universidade.

Como a prefeita de Uiraúna estar sempre a par de tudo, é muito interessante que ela tome conhecimento deste texto, porque imagina-se que ela não vai esperar a boa vontade da UFCG para a criação da própria universidade de Uiraúna.

Por fim, peço desculpas pela minha sinceridade, reafirmando que ajo assim por puro amor à terra natal, no sentido de vê-la sempre progredindo.

Brasília, em 1º de agosto de 2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário