quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Foto histórica

 

É com o sentimento muito bom que revejo a fato da turma de alunos do Ginásio Professor Afonso Pereira, de Uiraúna, Paraíbas, em desfile triunfante e festivo, na saudosa e querida Praça Padre França, que até já teci comentário sobre a sua importância para a vida desses bravos estudantes.

Ao rever essa foto panorâmica e histórica, muitos fatos vêm à minha memória, entre os quais a vista da casa onde morei, por muito tempo, que é aquela à direita do prédio mais alto à sua esquerda, onde funcionava o lendário armazém de Seu Antônio Jacinto, pessoa admirável, que foi exemplo de amor à família e ao trabalho, por quem tenho eterno carinho.

De fronte, se ver o prédio que se chamava ferro de engomar, por sua feição ao equipamento de passar roupa, onde funcionou a primeira bomba de gasolina de Uiraúna, de propriedade de Zé de Ló, onde eu ficava boa parte do meu precioso tempo ali, ouvindo as maravilhosas piadas da malandragem intelectualizada da cidade, liderada por Antônio, cunhado do dono do posto.

É muito importante se referir à praça Padre França propriamente dita, não somente por seu fascínio construtor e agregador de boas e eternas amizades, mas especialmente pelos bancos, que são memoráveis assentos, com o seu indiscutível charme de terem sido, por longo tempo, ouvintes e guardadores dos importantes segredos de eternos enamorados, menos para mim, que, infelizmente, guardo meus segredos até hoje, por nunca ter tido uma namorada nos bons tempos da existência desses bancos.

O certo é que essa foto revela muitas saudades e recordações de bons e saudáveis tempos da minha querida infância, porque vim para Brasília muito cedo, com apenas 17 anos completos.

Sim, essa foto simboliza muito de saudade que tenho da minha infância, porque foi por aí que estive e me sinto alegre em rever esse rico chão sagrado.

Brasília, em 24 de agosto de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário