quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O nascer das ideias

Conforme mensagem que circula na internet, o grande cientista Albert Einstein teria o lapidar pensamento, in verbis: “A crise é a maior bênção que pode ocorrer com as pessoas e os países, porque a crise trás progresso. A criatividade nasce da angústia, assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as estratégias. Sem crise, não há desafios. Sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise, não há mérito, é na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela e exaltar o conformismo. Trabalhamos duro para acabar de uma vez por todas com a única crise ameaçadora que é: A tragédia de querer lutar para superá-la.”.

O pensamento de Albert Einstein, poderoso cientista, ricamente descrito no vídeo em apreço, se harmoniza com ideia sintetizei em texto que acabei de escrever, onde eu analisei a possibilidade de haver o bloqueio judicial dos recursos repassados pela sociedade ao último ex-presidente do país, como forma legítima de doação.

Nesse texto, eu disse que, convém que a sociedade e as entidades de defesa dos direitos humanos se mobilizem em convergência de atitudes que resultem em enérgicas medidas jurídicas, em contestação visando à imediata impugnação desse inacreditável e inaceitável atrevimento à ordem constitucional.

Ou seja, urge que a sociedade se organize em estrita defesa dos seus direitos, os mesmos direitos dos brasileiros, porque a quebra da garantia constitucional, sem qualquer sentido nem justificativa plausível, constitui gravíssimo precedente com aplicabilidade de nefasta medida idêntica para os demais cidadãos honrados e de bem.

É preciso que os verdadeiros brasileiros tenham a dignidade para a devida reação às medidas arbitrárias e inconstitucionais, sob pena da intensificação da banalização da invasão às garantias e aos direitos dos cidadãos assegurados na Constituição.

É exatamente o que ensina esse genial cientista, que preconiza que as boas e salvadoras ideias nascem justamente das dificuldades, das trevas, como o nascer do sol em seguida à noite; o surgimento da bonança logo após a tempestade; a paz, depois da guerra; e assim por diante.

Como seria importante se os brasileiros de verdade pudessem se conscientizar sobre a realeza desse magistral ensinamento vindo da sapiência de cientista que lançou luzes de importantes conhecimentos para a humanidade e que eles têm importantes lições de afirmação da sociedade.

À toda evidência, as enormes dificuldades enfrentadas pelos brasileiros são fruto precisamente da falta de ideias luminosas, que possam servir de contratorpedeiros vindos dos abusos de autoridade e das arbitrariedades tirânicas, uma vez que as maldades se intensificam exatamente diante da inexistência de medidas capazes de conterem o avanço das maldades, que se robustecem em campo fértil e livre de obstáculos, conforme mostram os fatos do dia a dia.

             Brasília, em 31 de agosto de 2023 

Nenhum comentário:

Postar um comentário