quarta-feira, 24 de março de 2021

As belezas de um gênio!

 

Diante da postagem de crônica que prestei solidariedade às comemorações do aniversário de cem anos de nascimento do festejado maestro Ariosvaldo Fernandes, seu igualmente admirável filho, o escritor Xavier Fernandes houve por bem me agradecer com o texto abaixo.

Ilustre Conterrâneo Mestre Dr. Antônio Adalmir Fernandes. Não é possível ficar inerte quando acabo de ler o seu texto que renova com tantas gentilezas as qualidades de Ariosvaldo Fernandes , são referências muito gratificantes, feitas com tanta bondade para enaltecer um homem tão simples, desprovido de vaidades, discreto em tudo que realizava, Você mostra com singular conhecimento o valor e a participação dele para a história Cultural e Musical da nossa terrinha . Repito, somos infinitamente agradecidos por todo esse carinho e consideração que nos envaidecem e nos fazem felizes pelo especial reconhecimento vindo do ilustre Conterrâneo. que participou, viu e acompanhou mesmo à distância essa história de Amor de Ariosvaldo à sua terra Natal. Se aqui estivesse também estaria feliz e agradecido por sua bondade e Gentileza. Muito Obrigado! Saúde e PAZ. Bênçãos de JMJ. 20/03/21...”.

Em resposta à tão amável mensagem, eu disse ao estimado Xavier Fernandes que, falar do professor e maestro Ariosvaldo Fernandes, é reviver áureos tempos de passado maravilhoso de Uiraúna, na época que existiam homens de calibre fora de série como o desse gênio singular, que enche de orgulho tanto seus descendentes como seus conterrâneos, que tanto valorizaram, com carinho, a real importância de homens dignos de veneração, quando agora se é permitida a avaliação sobre a sua magnífica obra, que apenas parecia singela, quase sem merecer para os padrões da época, mas hoje ela se agiganta e mostra a sua real grandeza, em termos de elevação e enriquecimento das cultura e arte musicais.

Louvo a Deus por ter merecido o pouco de conhecimento para escrever sobre parte da biografia de pessoa formidável, tanto profissional como ser humano, que, acredito, ele nunca teve preocupação para aquilatar o quanto a sua grandeza estrelar brilhava e irradiava luz por meio das suas sabedoria e genialidade, espontaneamente colocadas em benefício do seu semelhante.

Só lamento não possuir o dom de dizer mais sobre as especiais qualidades desse ícone da geração de ouro da cultura uiraunense, onde ele pontificava muito modestamente, em meio a tanta simplicidade, sem a sua real importância que somente a história agora é capaz de revelar a grandeza de um homem para a cidade e seu povo.

É muito bom se falar de gente como o maestro Ariosvaldo Fernandes, como no presente caso, quando eu ia apenas de dizer da minha honra de ser agradecido por ter escrito algumas palavras de carinho dedicadas a ele, mas terminou sobressaindo outro tanto de palavras que enchem nossos corações de alegria, quando nos referimos às belezas da vida onde se insere a extraordinária história desse fantástico uiraunense, que é merecedor da admiração e do carinho de seus conterrâneos.

Mestre Xavier Fernandes, nesta história, se alguém tiver que agradecer, eu é que tenho a especial obrigação de dizer muito obrigado, maestro Ariosvaldo Fernandes, por ter nascido em Uiraúna, onde vossa senhoria foi pródigo em fazer a felicidade de muita gente, com as suas bondade e abnegação em ajudar seus semelhantes, em gestos de nobreza e amor ao próximo.

Muito obrigado.

Brasília, em 24 de março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário