quarta-feira, 24 de março de 2021

Maravilhosa dádiva de Deus!

 

Diante da publicação, no Facebook, de foto minha e da querida tia Terezinha, eu afirmei que se trata de lembrança muito especial, porque ela marca no meu coração evento inesquecível da minha vida, que foi a belíssima homenagem que dediquei, presente no local, em Uiraúna, Paraíba, o meu trigésimo livro ao sempre amado Grupo Escolar Jovelina Gomes, como reafirmação do meu amor a essa importante unidade de ensino.

Aquele dia tem significado todo especial, por ter sido operada, sem dúvida alguma, maravilhosa dádiva de Deus em me proporcionar muita felicidade na vida, quando tive a graça divina de prestar singela homenagem ao educandário onde comecei a engatinhar no mundo do conhecimento, apendendo o alfabeto, as palavras e finalmente decifrar e lê os textos.

A grande alegria foi a de estarem presentes ao evento importantes personalidades que ajudaram a elevar o nome daquela escola ao patamar da grandeza que ela representa ao longo da sua existência, como muitas professoras aposentadas que são ícones de bons tempos de ensino daquela escola, cujos empenhos e dedicação saíram do sacrifício dessas mestras, que contribuíram para a formação de milhares de ilustres uiraunenses, que agradecem os ensinamentos e a aprendizagem, imprescindíveis que foram para a conquista de novos e importantes conhecimentos.

A minha satisfação maior foi exatamente ver no semblante das pessoas ali presentes muita emoção e alegria que se espargiam no recinto, em razão da bela homenagem que conseguiu transformar o momento, com previsão de apenas encontro simples, muito modesto, em algo marcante e de grande expressão histórica, à vista do simbolismo impregnado pelos sinceros e singulares gestos de reconhecimento e gratidão.

O evento foi marco histórico da primeira e única vez que alguém, na minha pessoa, ousou desafiar a ordem natural dos acontecimentos, em que cada qual dos alunos estuda e, depois de concluídos os ensinamentos ali ministrados, pega o certificado ou o diploma e vai embora, sem nunca mais voltar àquela escola ou mesmo lembrar dos bons, maravilhosos e inesquecíveis tempos de estudos.

O meu eterno amor àquele grupo fez com que eu escrevesse alguns textos, para relembrarem momentos marcantes da minha passagem por aquele amado chão, desde o local da formatura inicial, onde fiz a apresentação da homenagem, a sala de aula, a janela onde se distribuía a merenda, tendo como ponto forte o chamado leite do padre, que vinha dos Estados Unidos da América, por força do programa Aliança para o Progresso, o campo de areia, para a prática do futebol, e as amizades, tudo reafirma a importância dele para a minha vida, porque o meu cabedal de conhecimento que acumulo agora, certamente não seria possível sem as lições aprendidas nos seus bancos escolares.

No referido evento, tive a felicidade de contar com o aconchego e o amor das queridas tias Terezinha, Conceição e Francisca, além de muitos excelentes professoras, familiares, amigos e alunos, que abrilhantaram carinhosamente o evento especial e memorável.

A publicação dessa foto tem simbologia muito especial, porque ela traduz a verdadeira importância do maravilhoso evento, que se traduziu na demonstração de meus amor e gratidão ao educandário que o foi berço do menininho sempre muito ativo e ávido pelo saber, tendo conseguido aprender muito bem os ensinamentos das primeiras lições para a conquista do mundo do conhecimento, dando início ao que eu mais precisava para o atingimento do que sou na atualidade, pessoa com muitíssima consciência sobre a responsabilidade de cidadania que tem dever patriótico de honrar e valorizar a minha terra natal: Uiraúna, por meio do meu trabalho literário e dos exemplos de dignificação do ser humano.

Fico feliz e agradecido pela publicação dessa relíquia de foto, por eu pousar sorridente e bastante feliz ao lado da querida e encantadora tia Terezinha, em consonância com o momento de graça, rogando a Deus que a cubra cada vez mais com as virtudes celestiais da bondade e do amor.

Brasília, em 24 de março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário