sábado, 20 de março de 2021

Salve o maestro Ariosvaldo Fernandes!

 

Em belíssimo e completo texto, o inteligente memorialista, mestre Xavier Fernandes relembra, muitas das importantíssimas reminiscências do seu   amado e saudoso pai, o grande e fenomenal maestro e cultor da comunicação musical Ariosvaldo Fernandes, mostrando, em minudências a riqueza da sua obra para a relevância, o engrandecimento e o progresso da cultura da arte da música de Uiraúna.

Fiz questão de parabenizá-lo, por ele ter presenteado os fãs desse impoluto amante da música, em todas as suas diversidades, com tão linda e merecida homenagem ao seu amado pai, maestro e professor Ariosvaldo Fernandes, pessoa símbolo da genialidade da arte musical, que fazia parte da sua vida.

Aproveitei o ensejo para relatar a minha viva e efetiva experiência da mais sublime vocação de amor à música pelo notável maestro, porque fui seu aluno de música e por obra do destino - porque vim embora para Brasília, nos idos de 1966 - não pude me consagrar (kakaká) como o seu fiel escudeiro na já famosa banda de música Jesus, Maria e José.

Quando eu confirmo a inteligência superior do professor é porque ele conseguia, com o seu método infalível e especial de ensino, incutir e pregar na minha cabeça algo que eu jamais imaginaria que teria condições de aprender, diante da minha total falta de vocação para a música, que apenas surgiu de repente, pela premência da necessidade de ter alguma profissão, mas o conhecimento logo ganhou progresso com a ajuda da infinita habilidade do extraordinário maestro.

Naqueles longínquos tempos, nem cheguei a notar, mas logo percebi a grandeza de coração desse nobre uiraunense, que me ensinava sem cobrar absolutamente nada por seu trabalho, mesmo porque eu não tinha recurso para lhe pagar, mas mesmo assim ele se dedicava pelo puro sentimento de amor à arte e ao seu semelhante, fato este que só expõe o seu instinto divinal de compreender a importância do seu talento musical para ser empregado em benefício da sociedade, como sempre o fez, com sabedoria e amor.

Acredito até que essa tenha sido a principal ocupação do maestro Ariosvaldo, de ajudar as pessoas, com o seu trabalho de benemerência intelectual, no fiel cumprimento da importante missão de ser bondoso em partilhar seus notáveis conhecimentos, sem exigir qualquer recompensa por sua dedicação ao próximo.

Isso mostra que realmente o maestro Ariosvaldo Fernandes prestou inestimável contribuição ao povo de Uiraúna, em especial no ensinamento da melhor qualidade da arte da música, que ele fazia com ímpares boa vontade e amor ao ofício de ensinar.

Neste importante momento de comemoração dos cem anos de nascimento do maestro Ariosvaldo Fernandes presto meu preito de gratidão e agradecimento a um dos maiores filhos de Uiraúna e parabenizo os seus ilustres familiares, pela descendência de pessoa dos maiores respeito e admiração, que deixou relevante legado de homem público de amor ao próximo, à vista da sua linda obra.

Diante dessa merecida e respeitosa homenagem ao eterno maestro Ariosvaldo Fernandes, o prestigiado escritor Xavier Fernandes me dirigiu tocante mensagem de agradecimento, vazada nestes termos: “Antonio Adalmir Fernandes, pois é grande Amigo, ilustre CONTERRÂNEO. Sem palavras para agradecer todas as referências, que há muito Você vem escrevendo em belos e elogiosos textos sobre a vida, a arte e a trajetória de Ariosvaldo Fernandes (Meu Pai) estamos infinitamente agradecidos pela sua gentileza e dedicação em publicar as histórias nas quais você também é personagem ativo e participativo e conhece bem esse enredo. Hoje senti-me na obrigação de homenageá-lo por essa data tão significativa, se vivo estivesse completaria seus 100 anos. E mais uma vez reescrevi a sua história de luta, solidariedade e vitórias. Eu via a felicidade dele em ver cada aprendiz tornar-se músicos. Era a sua verdadeira realização. Foram incontáveis aprendizes que se tornaram grandes músicos, professores e Maestros. Mais uma vez nossa eterna gratidão por tão grande estima e consideração. Um forte abraço! Saúde!”.

Em resposta ao cativante texto, eu disse ao ilustre mestre Xavier Fernandes, em forma de pedido, que escreva sempre sobre a vida desse grande e genial uiraunense, o maestro Ariosvaldo Fernandes, que muito honra seus conterrâneos, por ele ter sido exemplo de amor à arte musical, para quem ele dedicou toda a sua vida, e também ao seu próximo, que o compreendeu exatamente no sentido de assisti-lo nas suas necessidades do conhecimento da arte musical.

Ressalte-se que Uiraúna tem muitos ilustres e dignos filhos que se destacam pela importância da sua obra e o maestro Ariosvaldo Fernandes é um entre muitos que bem merecem o título de herói, porque ninguém, na sua profissão, foi tão dedicado à causa de bem servir com a proficiência de seus sábios conhecimentos musicais.

Já tive a oportunidade de sugerir que seja criado um local público, como recanto cultural, para a colocação de bustos de personalidades da cidade, devidamente padronizados, conforme norma aprovada pelo poder público, pondo em evidência as pessoas ilustres de Uiraúna, como forma de homenagear as figuras expressivas como o glorioso maestro Ariosvaldo Fernandes.

Nos pedestais dos bustos, seria redigido o resumo da obra do homenageado, cuja finalidade é exatamente se mostrar para as gerações a grandeza e genialidade de importantes filhos de Uiraúna e servir de extraordinário exemplo para as pessoas que não tiveram a honra e a felicidade de conhecer e desfrutar de seus relevantes ensinamentos e suas obras, que muito contribuíram não somente para o progresso cultura dessa cidade, mas também para agregar importantes conhecimentos às pessoas.

Se me permitem, abro parêntese aqui para dizer que torço fervorosamente para que o poder público e o povo entendam o valor e a importância da cultura de Uiraúna, por se tratar de precioso bem imaterial sobre a sua história, que precisa ser defendida com carinho, uma vez que os fatos acontecidos no passado traduzem a riqueza da vida do seu povo, de tanta relevância que deve ser preservada como tesouro e com o devido amor.

Salve o majestoso professor maestro Ariosvaldo Fernandes, na comemoração de seu centenário de nascimento, com os merecidos aplausos do povo de Uiraúna e especialmente com o meu eterno carinho de agradecimento.

Brasília, em 20 de março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário