domingo, 21 de março de 2021

Respeito aos princípios democráticos

 

Diante de crônicas que escrevi sobre o episódio envolvendo um parlamentar, que houve por bem esculhambar o Supremo Tribunal Federal e foi preso por isso, muitas pessoas entenderam de apoiar a atitude dele, inclusive colocando vídeo, junto com mensagem, na minha página do Facebook, que permiti em respeito aos princípios democráticos.

Na ocasião, eu disse que é direito do cidadão de condenar o Supremo, que também condeno, mas ele não teria reagido prontamente, de maneira dura, não fosse o atrevimento do deputado em esculhambá-lo da maneira mais contundente que se possa imaginar e é exatamente isso que condeno, com veemência, ante o ferimento aos princípios democráticos, incluindo a liberdade de expressão, que é importante patrimônio dos brasileiros, para a proteção dos seus direitos de individualidades e cidadania.

Acredito que, nem nas republiquetas, seria tolerável comportamento antidemocrático semelhante ao protagonizado pelo deputado, sob o meu modesto entendimento, porque ainda não consegui atingir o patamar das cabeças brilhantes e inteligentes que defendem tamanha ingenuidade e imaturidade, entendimento esse que anda na contramão do desenvolvimento da humanidade, no melhor sentido da busca da compreensão, da moderação e da tolerância, que precisam prevalecer no âmbito das instituições democráticas.

É lamentável que a ainda exista mentalidade que compactue com atitudes que agridem tanto os princípios constitucionais e humanos e ainda mereçam aplausos, fato que só demonstra a aceitação do status quo, com o aplauso à qualidade de políticos que acham que tem o direito de ir além dos limites da racionalidade, obviamente sob a minha modéstia ótica, que posso estar vivendo em outro planeta, bem distante do pensamento que aceita absurdo, em relação ao mundo considerado civilizado, mesmo cometendo atrocidades contra os princípios democráticos.

Quero dizer, ao contrário do que consta acima, eu, neste caso, não estou com ninguém e digo mais que não tirei a postagem da minha coluna em respeito ao sentimento democrático, porque eu reprovo e repugno o comportamento do deputado, mas respeito a opinião de quem o defende e o incentiva à prática de incivilidade, porque se trata de questão de pensamento pessoal, no âmbito da individualidade.

Enfim, deixo claro que, em momento algum, me manifestei sobre o acerto ou os erros das medidas adotadas pelo Supremo, que é o objeto do que consta da mensagem postada, com a insinuação de que eu deva ter reconhecido que o ministro se houve em equívoco, o que não é verdade, porque tenho me manifestado exclusivamente sobre o erro gritante e irresponsável do parlamentar, sob a minha ótica, que se situa no meu direito de cidadão, assim como também o é por parte daqueles que aplaudam o comportamento dele, que também é natural, apenas por questão de avaliação, considerando que as verdades pertencem aos seus respectivos autores, embora, em muitos casos, elas podem se revelar equivocadas.

Convém que os brasileiros, inclusive os homens públicos, procurem respeitar fielmente as bases dos princípios democráticos, porque estes são os fundamentos para a garantia das liberdades dos cidadãos e da existência do Estado, em pleno funcionamento das suas estruturas institucionais.

Brasília, em 20 de março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário