sábado, 11 de junho de 2022

O carinho de mãe

 

Circula nas redes sociais mensagem em que um repórter perguntou ao famoso jogador de futebol Cristiano Ronaldo por qual motivo a mãe dele mora com ele, até hoje, e por que ele não constrói uma casa para ela?

O jogador respondeu nos seguintes termos: “A minha mãe me criou sacrificando sua vida por mim. Ela dormia com fome, para que à noite eu pudesse comer. Não tínhamos dinheiro para nada e ela trabalhava 7 dias por semana e fez plantão à noite, como faxineira, para comprar minha primeira chuteira para que eu pudesse ser jogador de futebol. Todo o meu sucesso é dedicado a ela. Enquanto ela tiver vida, sempre estará ao meu lado tendo de tudo que puder proporcionar. Ela é meu refúgio e meu maior presente.”.

Acredita-se que a maioria dos filhos tem história semelhante ao que aconteceu com esse extraordinário jogador de futebol, em especial aqueles nascidos em berços humildes, de famílias muito pobres, em que o amor de mãe a levava a se desdobrar para conseguir o sustento do lar e ainda se sacrificar para adquirir equipamento necessário para o filho, como no caso desse bonito exemplo de vida.

Eu, particularmente, tenho a minha história de mãe heroína, porque eu presenciei o enorme sacrifício de mamãe Dalila, em se agarrar à sua máquina de costura, a inesquecível Singer, todo santo dia, sem trégua, para ganhar algum dinheiro para levar o alimento para muitas bocas que dependiam muito mais dela do que de papai, que conseguia alguma coisa somente no inverno, a depender do resultado da colheita da lavoura, que nem sempre era suficiente para se transpor o longo período de estiagem e alcançar o próximo inferno.

O jeito mesmo era contar com as costuras das roupas que mamãe fazia, sob encomenda, e isso perdurou até 1964 para l965, bem próximo de quando eu vim embora para Brasília, no início de 1966, quando ela passou a ser funcionária do Estado da Paraíba, indo trabalhar no Grupo Escolar Jovelina Gomes.

Até então, a salvação da família proveio das pedaladas e da habilidade dela nas costuras das roupas, como calça, camisa, vestido etc.

Na verdade, todas as mães têm esse instinto natural de priorizar o suprimento das necessidades dos filhos, até mesmo em detrimento de seus interesses, que são sempre colocados no final de tudo, para satisfazê-los.

O filho sempre merece especial cuidado, em termos da realização de seus sonhos, como no caso desse fantástico jogador, que realmente se tornou astro do futebol mundial, graças ao decisivo apoio da sua mãe, que se sacrificou para vê-lo bem encaminhado na vida, cujo futuro não poderia ter sido melhor, uma vez que, graças aos esforços dela, ele se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo.

Não há a menor dúvida de que é muito importante que os filhos sejam realmente bondosos ao extremo, em reconhecimento desse gesto de especial carinho para satisfazer a felicidade deles, porém, isso normalmente já acontece em situação de bonança e abastança, vale dizer, sem o menor sacrifício, no caso em comento, para ser generoso agora para com a mãezinha, conquanto nada se compara ao trabalho dela, que lutava contra as piores dificuldades que existiam no seu tempo, quando ela dormia com fome e fazia plantão, pensando no futuro do filho.  

É preciso se compreender que o sacrifício é real de todas as mães pobres, em benefício dos filhos e isso é fato, mas nem sempre elas são recompensadas depois disso, porque nem todos os filhos têm futuro brilhante como aconteceu com esse astro do futebol, mas essa linda história mostra que o amor dedicado às mães nunca se compara à dedicação delas aos filhos, que normalmente o sacrifício dela se passa em cenário bastante adverso e difícil enfrentado por estes.   

O certo é que essa linda história de vida serve como belíssimo exemplo para mostrar que toda mãe merece e deve ser tratada com o melhor carinho que ela precisar, sempre e pelo resto da sua vida, porque em todo início de vida do filho ela sempre se superou para dar o melhor dela, em tudo do mais sublime amor.      

Brasília, em 11 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário