sábado, 15 de abril de 2023

Publicação do meu 67º livro


Tem sido motivo de renovada alegria no coração quando concluo mais um livro, que representa a minha sexagésima sétima obra literária, a se juntar à minha já expressiva coleção de livros, cujo acontecimento constitui estímulo mui especial para o acréscimo de saudáveis energias que alimentam minhas fontes criadoras e inspiradoras, posto que preciso dessa seiva mágica para a continuidade das prodigiosas atividades de escrever textos sobre os variados fatos da vida.

Dessa maneira, aproveito o ensejo para dar continuidade ao importante sentimento pessoal que tenho de homenagear especiais personalidades ou entidades, com a modéstia dedicatória de meus livros, ante a relevância de pessoas, fatos ou instituições queridos e de prestígio, em razão do seu legado junto à sociedade, em especial, de Uiraúna, tendo a alegria de me lembrar de notável pessoa que foi exemplo e símbolo do bom construtor de importante obra humanitária, com o seu denotado amor às pessoas de Uiraúna, Paraíba.

Desta feita, tenho a honra de me referir ao admirável e saudoso Sabino Correia, pessoa de destaque da sociedade uiraunense, que merece ser homenageado por mim, ainda que seja por meio de atitude meramente simbólica, posto que a sua personalidade faz por merecer por sua fidalguia  como cidadão que figurava na galeria dos mais ilustres filhos de Uiraúna, que muito dignificou a sua terra natal com bons exemplos de honradez e retidão como homem público.

A fotografia da capa do livro é flagrante de lindo amanhecer na aprazível Florianópolis, Santa Catarina, de cortesia do nobre amigo Edmar Teixeira.

A seguir, transcrevo a dedicatória que faço, com alegria no coração, em homenagem ao notável Sabino Correia, pessoa que tenho especial admiração, na certeza de que o livro se valoriza com a dedicação feita à pessoa dele.

                                              DEDICATÓRIA

É com muita satisfação que dedico este livro ao saudoso amigo Sabino Correia (in memoriam), pessoa especial e admirável da cidade de Uiraúna, Paraíba.

O nobre Sabino descendia de família de elevada linhagem, que tinha no DNA dela o dom artístico acurado, com destaque para o gosto com a música, o desenho, à literatura e às artes nobres da intelectualidade. 

O querido Sabino pode ser considerado um dos importantes patrimônios da dignidade entre os cidadãos uiraunenses, quando sempre, militando no comércio, se houve como modelo de honradez e justiça social, sendo absolutamente correto nos seus atos como homem público.

A lembrança que tenho de Sabino sobressai a de que ele era bastante ponderado, sereno, de fina educação, que sempre se houve sob postura própria do gentleman, atencioso para com o seu semelhante, que a todos tratava com especial carinho e deferência.

O comportamento social de Sabino era daqueles que cativava pela elegância do verdadeiro diplomata, que tinha o dom de valorizar e compreender as pessoas, com a delicadeza diferenciada que lhe era notoriamente peculiar. 

Na verdade, todo esse conjunto de salutares princípios e atributos inerentes à pessoa do notável Sabino tinha como inspiração a sua forte vocação religiosa de família, sendo ele assíduo participante das atividades promovidas pela igreja da Sagrada Família de Nazaré, padroeira da sua terra natal.

Como se pode perceber, Sabino Correia foi pessoa de grande importância para o povo de Uiraúna, porque ele, sem imaginar que era especial como cidadão, foi basilar como influenciador de bons e saudáveis ensinamentos de cidadania, por ser cultor de sentimentos e hábitos culturalmente elevados, que tinham o poder de conquistar a natural admiração de seus contemporâneos.

Procuro resgatar a memória de pessoas especiais do meu tempo de Uiraúna, que, de alguma maneira, prestaram serviços de relevância, e Sabino Correia se encaixa perfeitamente nesse perfil, sendo merecedor do meu respeito e da minha admiração.

Meu coração se enche de alegria por ter Sabino no rol das pessoas ilustres que abrilhantam meus livros com o merecimento do encabeçamento da dedicatória, porque eu entendo que se trata de singela homenagem que tem muito valor pelo prestígio que elas concedem às minhas obras literárias.

É com muita alegria que homenageio esse impoluto conterrâneo, com a dedicatória deste livro, em singelo preito de gratidão, reconhecendo a justiça que faço por pessoa por quem nunca esqueci, ante a sua importância como cidadão íntegro e de bom coração, que certamente prestou relevantes serviços ao povo de Uiraúna, na forma da sua generosa amizade, como pessoa sempre prestativa e atenciosa, cujos méritos honraram o seu berço sagrado.

Agradeço a Deus, por ter sido contemporâneo dessa pessoa maravilhosa de nome Sabino Correia, por ele ter sido exemplo de amor ao seu semelhante, sendo merecedor do devotado carinho do povo de Uiraúna.

          Brasília, em 15 de abril de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário