sexta-feira, 21 de abril de 2023

Salve Tiradentes!

 

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado mártir da Inconfidência Mineira, no dia 21 de abril de 1965, cuja data é celebrada como feriado nacional, por força da Lei nº 4.897, que também o declarou herói brasileiro.

Tiradentes foi enforcado exatamente no dia 21 de abril de 1792, na Praça da Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no centro do Rio de Janeiro, por ter participado do que foi considerada a Inconfidência Mineira, ideia de cunho revolucionário, diante da insatisfação de brasileiros com a cobrança exagerada de tributos cujos recursos eram transferidos para Portugal.

Após o enforcamento de Tiradentes, o seu corpo foi separado em quatro partes que foram expostas em vias públicas, no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Apesar de ser mineiro, foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a melhorias urbanas na cidade, idealizando o abastecimento regular para a população, a construção de moinhos e serviços de barcas de transporte de passageiros.

Conta-se que a primeira pintura oficial de Tiradentes data de 1890, que foi feita retratando o mártir com barbas e bigodes, à semelhança da imagem do mártir universal, Jesus Cristo.

A história conta que Tiradentes não era casado, mas mesmo assim ele teria deixado dois filhos: João e Joaquina.

Dizem os registros que Tiradentes foi dentista e não gostava muito de arrancar os dentes de seus pacientes, preferindo preservá-los, mas o fazendo quando assim se tornava necessário.

Contam-se que Tiradentes teria trabalhado, além de dentista, como tropeiro, minerador e até engenheiro.

Tiradentes foi oficial do Exército, tendo exercido as suas funções militares na 6ª companhia de Dragões de Minas Gerais, no posto de alferes, uma espécie de segundo-tenente.

A sua biografia indica que, segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio, que teria passado seus últimos três anos de vida na prisão, antes de ser enforcado.

Há relatos, em livros didáticos, que dizem que as últimas palavras de Tiradentes teriam sido no sentido de que "Cumpri minha missão, morro com a liberdade", mas outros registros não oficiais dizem que, após ele chegar à forca teria dito apenas: "seja rápido".

Enfim, Tiradentes é considerado, atualmente, Patrono Cívico do Brasil, sendo a data de sua morte – 21 de abril - feriado nacional, cujo nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, que permanece na Praça dos Três Poderes, em Brasília, sendo ele festejado como herói nacional, por mérito de ter se colocado em defesa dos interesses dos brasileiros contra a coroa portuguesa, cuja atitude lhe custou a vida.

Viva Tiradentes, o nosso herói nacional!

Brasília, em 21 de abril de 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário