domingo, 30 de abril de 2023

Pelé eternizado

 

É sempre muito bom quando surgem boas notícias em reconhecimento por causas auspiciosas, porque isso pode ter excelentes motivações em forma de engrandecimento da humanidade, justamente diante do aproveitamento de legados que servem de bons exemplos, além de ainda serem seguidos por gerações, como incentivo de alguma forma.

Refiro-me ao aproveitamento do notável modelo de qualidade de Pelé, considerado o notável “Rei do Futebol”, que acaba de ter o seu apelido reconhecido como a marca de excelência para as boas ações e atividades, servindo de referência de diferenciação sobre tudo que existe e deve ser praticado pelo ser humano.

Ou seja, Pelé virou palavra de dicionário, por iniciativa do Michaelis, que incluiu esse verbete na sua edição digital.

Isso vale dizer que, quando for publicada a impressão em livro, atualizada, o nome Pelé, o rei do futebol já constará nele.  

Por via de consequência, o apelido Edson Arantes do Nascimento passa a ser adjetivo ou substantivo comum, conforme o caso.

No dicionário, o verbete será: “Pelé, adj. m.f. m.f. Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.”.

Como é maravilhoso o Brasil ter sido agraciado com o merecimento de ter nascido em suas terras pessoa como Pelé, que foi realmente o primor nos campos de futebol, tendo sido mentor de geniais espetáculos com a bola, ao protagonizar jogadas mágicas e inigualáveis por nenhum outro atleta.

À toda evidência, os feitos do Pelé dignificaram não somente o seu talento divinal como engrandeceram os valores da arte futebolística, de todos os tempos, a ponto de merecer o destaque que ora ganha relevo, em passar a ter o seu apelido como marca de qualidade para tudo que se referir a extraordinário e a excepcional, em termos de reconhecimento do melhor que for praticado ou produzido pelo homem, certamente não somente no mundo desportivo.

Enfim, essa efetiva forma de reconhecimento engrandece não somente a importante marca do dicionário, mas também registra, em definitivo, a patente do melhor atleta de todos os tempos.  

Brasília, em 30 de abril de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário